Sentença do opositor russo Navalni antecipada para terça-feira

Blogger que denunciou a corrupção nos círculos do poder do Kremlin pode ser condenado a dez anos de prisão.

Foto
Navalny nega o crime e diz que é alvo de uma manobra para o silenciar Reuters

A leitura da sentença do blogger russo Alexei Navalni foi antecipado duas semanas e será conhecida terça-feira. Acusado, juntamente com o irmão, Oleg, num processo relativo a uma tentativa de desvio de dinheiro na filial russa da empresa francesa Yves Rocher, Navalny pode ser condenado a dez anos de prisão.

Navalni negou sempre o crime, do qual já foi considerado culpado, dizendo que todo o processo é uma manobra para o silenciar. O blogger organizou protestos contra o Presidente Vladimir Putin e a favor de grupos da oposição.

A porta-voz do tribunal, Iulia Petrova, confirmou à RIA Novosti que a data da leitura da sentença foi "alterada de 15 de Janeiro para 30 de Dezembro, pois o tribunal já teve tempo de a redigir".

Segundo a advogada de Navalni, Olga Mikhailova, a alteração poderá ter sido motivada pela notícia de que se organizava, para dia 15, uma grande manifestação em Moscovo de apoio ao blogger. Estava a ser organizada através do Facebook, mas as autoridades russas pediram ao Facebook que bloquease o acesso à página a partir da Rússia.

"Penso que foi por isso que foi tomada a decisão de mudar a data para amanhã, quando as pessoas estão ocupadas a celebrar as festas do fim de ano", disse a advogada. "Muita gente está de partida para férias... é uma data muito prática para divulgar a sentença".

Pouco depois do anuncio da nova data, surgiu na rede social Facebook uma novapágina convocando uma manifestação para terça-feira, junto ao Kremlin, para as 19h00 locais. Já 1700 pessoas tinham confirmado a sua presença. A realizar-se, esta manifestação poderá tornar-se na mais expressiva mobilização contra o Presidente Putin desde que a Rússia e o Ocidente abriram hostilidades devido ao conflito na Ucrânia.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários