Seis meses depois de acabar com edição em papel Newsweek é posta à venda

Detentores da revista norte-americana dizem que aposta passa por um novo produto online.

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No final do ano passado a publicação tinha prometido manter a qualidade e apostar no online Carlo Allegri/Reuters

A revista norte-americana Newsweek, que em Dezembro publicou a sua última edição em papel e passou a ter apenas uma versão digital, está agora à venda.

Segundo a AFP, a informação começou a circular depois de um comunicado interno da empresa ter chegado aos jornalistas e de a decisão ter sido divulgada em primeira mão pela revista Variety. Mas no final do dia de quarta-feira foi o próprio presidente do grupo IAC, que detém a revista, que confirmou a informação.

Barry Diller explicou que se quer “reconcentrar no The Daily Beast”, o site noticioso detido pelo mesmo grupo, por acreditar que “tem um potencial de futuro ilimitado e porque foi por lá que começámos”. Já em Outubro, quando foi anunciado o fim da edição impressa, Barry Diller tinha dito que se arrependia do investimento que o seu grupo tinha feito na revista, considerando-o "um erro", diz o New York Times.

Após 80 anos em circulação, as edições impressas da revista norte-americana chegaram ao fim em Dezembro e no início deste ano começou-se a fazer a transição para uma edição exclusivamente digital com a adopção do nome Newsweek Global. Na altura, a editora executiva da publicação, Tina Brown, assegurou que a mudança não significava o fim da publicação e prometeu manter a “qualidade da marca e do jornalismo”.

Mas agora, no comunicado interno, Tina Brown e a directora da publicação, Baba Shetty, informam que o caminho que fizeram de "mudar completamente o modelo" da revista e de "desenvolver um produto digital inovador” as afastou do The Daily Beast . Quanto ao motivo de colocar a publicação à venda, justificam que importa estarem totalmente concentradas no desenvolvimento do site noticioso.

A Newsweek já tinha sido vendida em 2010 pelo Washington Post ao milionário californiano Sidney Harman por apenas um dólar, depois de ter registado perdas na ordem dos 70 milhões de dólares durante dois anos. O acordo passava pela fusão da Newsweek com o site noticioso The Daily Beast, mas mantendo os nomes de ambas as marcas em separado. Em 2011 Harman morreu e a família cessou as contribuições para a revista. Agora o grupo IAC preferiu voltar ao seu produto original – considerando que é no jornal online The Daily Beast que está o potencial de futuro.

 
 

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