Seis alegados membros da ETA detidos em França

Operação da Guardia Civil e da polícia francesa pode ainda levar a outras detenções.

Foto
Graffiti de apoio à ETA AFP/Arquivo

Seis pessoas suspeitas de pertencerem a células clandestinas da organização separatista basca ETA foram detidas em várias cidades francesas, informou nesta terça-feira o ministério do Interior do Governo de Paris.

As detenções ocorreram em Blois, no centro, em Brive-la-Gaillarde, centro-sul, e Montpellier, sul, segundo um comunicado oficial.

“Cinco das seis pessoas estavam inscritas no registo de pessoas procuradas”, acrescentou o ministério. Uma fonte da investigação citada pela AFP disse que os detidos pertenceriam ao aparelho logístico da organização basca.

Fontes da investigação citadas pela agência EFE informam que as detenções ocorreram no âmbito de uma operação da Guardia Civil espanhola e da polícia francesa, ainda a decorrer. Não está afastada a possibilidade de outras detenções.

“Apesar das evoluções positivas do dossier do País Basco espanhol, o território nacional não deixou de ser base de apoio logístico e militar de estruturas clandestinas da organização”, diz o comunicado do Governo francês.

O anterior caso de detenções de alegados membros da ETA ocorreu, segundo o diário El País, a 21 de Fevereiro, quando dois bascos foram interceptados pela polícia na localidade francesa de Moulins, no centro.

A ETA, classificada pela União Europeia e pelos Estados Unidos como organização terrorista, é considerada responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência. A 20 de Outubro de 2011 anunciou a renúncia à violência. 

Sugerir correcção
Comentar