Sede do partido grego no poder alvo de ataque com Kalashnikov

A "bala simbólica" contra Samaras não fez danos. Mas este fim-de-semana marcou o início da violência contra os partidos no governo.

Foto
Os atiradores fizeram pontaria ao escritório do primeiro-ministro Yorgos Karahalis/Reuters

Uma série de tiros foram disparados esta segunda-feira contra a sede do partido grego Nova Democracia, do primeiro-ministro Antonis Samaras. Uma bala entrou no gabinete que este costuma usar quando ali está, anunciou o porta-voz do Governo, Simos Kedikoglou, citada pela AFP.

Os disparos aconteceram na sequência de uma noite de violência em Atenas, a capital grega. Durante a noite de domingo e a madrugada de segunda, foram ateados vários incêndios junto a sedes de partidos políticos.

Dois homens que seguiam numa moto atiraram contra o edifício com uma "arma de assalto", na explicação da polícia que, mais tarde, avançou que a polícia cientifica estava a analizar os vestígios deixados pelos atiradores. Na imprensa grega noticia-se que se tratava de uma Kalashnikov . O tiroteio ocorreu eram duas e meia da manhã, hora local.

"Uma bala simbólica para o primeiro-ministro, uma coisa sem precedentes", disse Kedikoglou. "Mas não nos deixaremos intimidar pelos nossos terroristas. O Governo fará o que for preciso para proteger a democracia".

No final da semana o Governo grego aprovou mais um pacote de austeridade com novos aumentos de impostos. O país está sob resgate da "toika" (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial).

Já no domingo de manhã duas sedes locais da Nova Democracia tinham sido incendiadas e uma do Partido Socialista (PASOK, parceiro na coligação governativa) tinha sido vandalizada, ficando com os vidros partidos. Ainda no domingo, a casa do irmão do porta-voz do Governo fora vandalizada e incendiada. 
 
 
 
 
 

  
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar