Scotland Yard analisa alegada agressão de Saatchi a Nigella Lawson

Coleccionador de arte e estrela televisiva da cozinha envolvidos em discussão em público, noticiou o britânico Sunday People.

Fotogaleria
Fotogaleria
Charles Saatchi é negociante e coleccionador de arte DR

A Scotland Yard está a recolher informação sobre uma possível agressão em público do magnata da publicidade e coleccionador de arte Charles Saatchi à sua mulher, a estrela da cozinha televisiva Nigella Lawson. As imagens da alegada agressão foram reveladas este domingo pelo jornal dominical Sunday People e terão sido captadas por testemunhas que relatam que Saatchi terá agarrado Lawson pelo pescoço várias vezes numa esplanada de um restaurante em Mayfair, em Londres, tendo a mulher abandonado o local a chorar.

Segundo a imprensa britânica, o caso terá acontecido há cerca de uma semana no dia do 70.º aniversário do milionário, num restaurante frequentado regularmente pelo casal - que se instala no exterior para que Saatchi possa fumar. Um porta-voz da Scotland Yard, citado pelo Guardian, explicou que a polícia britânica está “a par dos relatos” mas que não abriu qualquer investigação oficial. “Estamos a recolher informação para estabelecer os factos – mas isso não constitui uma investigação. Não foi feita qualquer alegação e não falámos com nenhum dos envolvidos.”

Os jornais precisam que a recolha de informação está a ser feita pela Community Safety Unit de Westminster. O Telegraph diz ainda que um porta-voz da Scotland Yard não comentou se algum cidadão apresentou queixa, mas confirmou que Lawson não apresentou qualquer queixa.  

O casal não reagiu ainda publicamente à notícia publicada pelo semanário do grupo Mirror (tablóide), acompanhada por imagens que mostram, entre os arbustos que envolvem a esplanada da marisqueira Scott’s, Nigella Lawson com o que aparenta ser as mãos do marido à volta do seu pescoço, bem como da estrela televisiva a abandonar o local consternada. O Sunday People relata que, apesar de o casal estar rodeado de pessoas, não terá existido qualquer intervenção dos transeuntes que terão testemunhado a alegada discussão.

Casados há uma década, Saatchi e Lawson terão então protagonizado uma querela em que o coleccionador de arte terá não só agarrado a mulher pelo pescoço várias vezes, mas também apertado a sua face e mãos. O jornal cita testemunhas que classificam a situação como “chocante” e que indicam que Lawson terá tentado conter o marido, mas que terá abandonado o local alterada – Saatchi terá saído primeiro.

O caso gerou não só uma onda de notícias no Reino Unido, mas também teve eco nos EUA, onde Nigella Lawson está agora a lançar-se, bem como na rede de microblogging Twitter, onde não só foi questionada a divulgação das imagens pelo jornal mas também o tema da violência sobre as mulheres. Alguns políticos e comentadores envolveram-se também na discussão. A deputada trabalhista Luciana Berger escreveu no Twitter: “Um homem alegadamente agarra o pescoço de uma mulher quarto vezes em público e ninguém intervém, incluindo o fotógrafo que captou as imagens”. Na mesma óptica, a ex-deputada conservadora e escritora Louise Mensch assinalou no Twitter que “toda a gente que está a dizer ‘é um assunto da Nigella’ e ‘não interfiram no casamento deles’ é um homem”. 

Sugerir correcção
Comentar