Diplomata americano expulso da Rússia por espionagem

Ryan C. Fogle terá sido apanhado em flagrante a tentar recrutar um funcionário de um dos serviços de segurança russos.

Foto
Identificação de Ryan Fogle, distribuída pelas autoridades russas AFP

As autoridades russas emitiram uma ordem de expulsão contra um diplomata dos Estados Unidos em Moscovo acusado de ser da CIA e de tentar recrutar agentes russos.

O Serviço de Segurança Federal russo identificou o suspeito como Ryan C. Fogle – terceiro-secretário da secção de política da embaixada de Washington em Moscovo – edeteve-o por um breve período. Depois, entregou-o à sua embaixada.

Segundo a agência noticiosa russa, Fogle foi apanhado a tentar recrutar um cidadão russo, funcionário de uma agência federal, e tinha consigo uma grande quantidade de dinheiro, “equipamento técnico especial, instruções escritas sobre como recrutar um agente e meios para mudar a aparência de uma pessoa”.

Recentemente, dizia ainda a agência noticiosa, os serviços secretos americanos fizeram repetidas tentativas para recrutar pessoal das agências de segurança e dos serviços secretos russos, que foram detectadas e colocadas sob controlo dos serviços de contra-inteligência russos.

O incidente ocorre numa altura em que as relações entre os EUA e a Rússia esfriaram devido ao conflito sírio e às críticas americanas ao historial do Presidente russo, Vladimir Putin, em matéria de direitos humanos.

O último grande episódio de prisão de espiões entre os antigos rivais da Guerra Fria envolveu 11 pessoas e teve lugar em 2010.  Foram todos detidos e deportados para os países de origem.
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar