Rubalcaba revela quanto ganhou em 2012, desafiando Rajoy

Enquanto líder da oposição, o socialista ganhgou 55.849 euros - bem menos que os 135 mil euros declarados pelo agora primeiro-ministro do PP. A diferença está no "dinheiro negro" dos populares, acusa

Foto
Rubalcaba quer que os políticos revelem quanto ganham Reuters

O secretário-geral do Partido Socialista espanhol (PSOE), Alfredo Pérez Rubalcaba, divulgou quanto ganhou em 2012: 55.849 euros. É isso que vai constar na sua declaração de IRS. Bem diferente dos 135 mil euros que o actual primeiro-ministro, Mariano Rajoy, declarava quando era líder da oposição, sublinhou.

As contas do líder do Partido Popular (PP) foram divulgadas no último sábado em resposta ao escândalo que envolve as finanças do partido, por causa da investigação judicial em que está envolvido o ex-tesoureiro Luis Bárcenas. Um caderno com o que parece ser uma contabilidade paralela do PP escrita à mão, da autoria de Bárcenas, da qual terá beneficiado durante cerca de 20 anos a cúpula dirigente do partido, foi tornado público pelo El País, desencadeando uma tempestade em Espanha que fez abanar o Governo do PP.

Rubalcaba apresentou as suas contas e sublinha que a diferença do que ganha em relação ao que ganhava Rajoy se deve ao “dinheiro negro” de que beneficiava o líder do PP – somas não declaradas aos impostos, que lhe eram pagas a título de despesas de representação, provenientes de doações de empresas e empresários, a maioria dos quais do sector da construção civil. O caso está a começar a ser investigado pela justiça.

O líder do PSOE apresentou uma proposta de resolução para o debate sobre o estado da nação, marcado para 20 de Fevereiro, para que todos os representantes públicos sejam obrigados a disponibilizar anualmente na Internet as suas declarações de impostos.

Esse debate no Parlamento é muito esperado pelos políticos da oposição – e pelos jornalistas – pois será o primeiro momento em que Rajoy estará perante os deputados a responder a perguntas sobre o escândalo Bárcenas e da contabilidade paralela do PP. 

Sugerir correcção
Comentar