Rick Perry acusado de abuso de poder

Processo sobre pressões a uma procuradora poderá ser lesivo para as aspirações presidenciais do governador do Texas.

Foto
Governador Rick Perry foi acusado de abuso de poder no Texas REUTERS/Mike Segar/Files

Rick Perry, governador do Texas e um dos potenciais candidatos republicanos às presidenciais de 2016, foi constituído arguido num caso em que é acusado de ter usado fundos públicos para pressionar uma procuradora de justiça a abandonar o cargo.

A decisão, potencialmente lesiva para as perspectivas presidenciais de Perry, foi tomada por um grande júri de Austin, no Texas, que acusou o governador de abuso de poder e de coerção de um funcionário público. Em causa está o diferendo que no ano passado opôs Perry, governador do Texas desde 2000, a Rosemary Lehmberg, procuradora do condado de Travis e democrata.

Levada a tribunal num processo rodoviário, Lehmberg admitiu que tinha conduzido sob efeito de álcool, o que levou  Perry a exigir a sua demissão, ameaçando retirar à unidade de luta contra a corrupção que ela dirigia um financiamento de 7,5 milhões de dólares. “Não posso continuar a alimentar o financiamento público de uma unidade com actividade em todo o Estado quando a pessoa que a lidera perdeu a confiança do público”, afirmou o governador quando, em Junho do ano passado, cumpriu a ameaça.

O caso foi levado a tribunal por uma associação de defesa dos direitos cívicos norte-americanos, que sexta-feira veio exigir a demissão do governador – um repto repetido pelos democratas. Mas à saída do tribunal, a conselheira jurídica de Perry garantiu que ele vai continuar a advogar a sua inocência, insistindo que agiu de acordo com os poderes previstos na constituição estadual.

Perry, que governa o Texas há mais tempo do que qualquer antecessor, foi um dos candidatos à nomeação republicana às presidenciais de 2012, que abandonou depois de uma série de gaffes, a última das quais quando num debate com os rivais não conseguiu dizer o nome dos Departamentos federais que a sua candidatura queria extinguir. O seu nome é, no entanto, um dos mais falados dentro do Partido Republicano para concorrer às eleições de 2016 e Perry visitou nos últimos meses vários estados que são considerados decisivos para as primárias republicanas.

Sugerir correcção
Comentar