Resgatados 19 mineiros soterrados após sismo na Polónia

Apenas um trabalhador ficou ferido na cabeça, os outros saíram ilesos.

Foto
Trabalhadores estiveram soterrados durante oito horas mas saíram com vida Reuters

Dezanove mineiros que ficaram soterrados numa mina na Polónia, depois de um sismo ter provocado o colapso de um túnel, foram resgatados ao início da manhã desta quarta-feira, cerca de oito horas depois do desabamento.

O acidente ocorreu na terça-feira à noite na mina de cobre Rudna, na região da Baixa Silésia, na zona ocidental da Polónia, a cerca de 400 quilómetros da capital Varsóvia. Segundo a BBC, os trabalhadores estiveram soterrados cerca de oito horas, a uma profundidade de cerca de 600 metros abaixo do solo.

A mina é explorada pela empresa KGHM Polska Miedz, a maior produtora de cobre da Polónia e uma das dez maiores do mundo. Está em funcionamento desde 1969. Um porta-voz da empresa, citado pela BBC, disse que a operação de socorro foi “difícil porque tiveram de ser removidas grandes quantidades de rocha”.

O sismo que provocou o colapso de um dos túneis da mina teve magnitude de 4,7 na escala de Richter e durou cerca de dez segundos. Um dos mineiros ficou ferido na cabeça, mas todos os outros saíram ilesos.

Sugerir correcção
Comentar