Rei de Espanha reduz salário em 20%

Felipe VI vai aplicar o dinheiro que sobra do orçamento que tinha para investir em tecnologia.

Foto
Felipe VI e Juan Carlos – o novo rei reduziu o seu salário e o do pai Reuters

O rei de Espanha, Felipe VI, reduziu o seu salário 20% em relação ao que o seu pai recebia, o que equivale a uma diferença de 58 mil euros. Felipe, que chegou ao trono no ano passado, passa a receber 234 mil euros por ano, tendo chegado a este número através da média salarial dos outros chefes de Estado europeus.

Felipe não reduziu apenas os seus rendimentos. A sua mulher, a rainha Letizia, vai receber anualmente 128 mil euros, quando a sogra, Sofia, tinha um rendimento de 131.

O rei, ao receber a coroa, por abdicação de Juan Carlos, comprometeu-se com a transparência das contas da Casa Real, um passo para o qual contribuiu o escândalo de enriquecimento ilícito, corrupção e desvio de verbas públicas em que está envolvido o cunhado, Iñaki Urdangarín, e a irmã, a infanta Cristina. Felipe VI decidiu que as irmãs, Cristina e Elena, não receberão qualquer verba pública. Até ao ano passado, Elena tinha uma receita de 25 mil euros para cobrir os gastos implícitos com as suas apresentações públicas, uma vez que representava a Casa Real em alguns eventos.

O salário dos reis e dos antigos reis sai de um fundo do Orçamento espanhol destinado aos gastos da Casa Real e que tem o valor de 7,775 milhões de euros/ano. Segundo a explicação do Palácio da Zarzuela, a redução no salário dos reis vai permitir investimentos em áreas como a informatização e outras tecnologias.

Um porta-voz do palácio explicou que foi usado como referência para o salário do monarca o montante que recebem outros chefes de Estado europeus, presidentes e reis. Para fixar o salário de Juan Carlos, foram usados como referência os salários de outros ex-monarcas que abdicaram, como, por exemplo, Beatriz da Holanda e Alberto da Bélgica.

Sugerir correcção
Comentar