Regime sírio reconquistou cidade estratégica aos rebeldes

Hezbollah participou na operação. Yabroud er auma cidade estratégica para os rebeldes por ser um ponto de abastecimento.

Foto
Imagem de combatentes apresentada na televisão Al-Manar como sendo soldado sírio em Yabroud AFP

O Exército sírio, apoiado pelo movimento xiita libanês Hezbollah, tomou a estratégica cidade de Yabroud, último bastião dos rebeldes nas montanhas Qalamoun, junto à fronteira com o Líbano. Yabroud tem sido fundamental para o abastecimento dos combatentes anti-regime e a sua perda é para eles um rude golpe.

O controlo da cidade era importante para o trânsito de combatentes e armas dos rebeldes e um comunicado lido na televisão estatal síria afirma isso mesmo, ao dizer que o êxito da operação “corta as rotas dos reforços” e é um “golpe fatal” para os opositores do regime.

As forças do regime de Bashar al-Assad vão agora encerrar as estradas que permitiam o envio de reforços para as forças rebeldes através da fronteira libanesa, disse, citada pela AFP, fonte dos serviços de segurança, em Damasco.

Yabroud, 60 quilómetros a Norte de Damasco, era um feudo da oposição desde o início da revolta contra Assad, em Março de 2011. Fica junto a uma importante estrada que liga Damasco a Alepo e à costa mediterrânica.

O Observatório Sírios dos Direitos do Homem anunciou que a operação de conquista da pequena cidade foi liderada pelo movimento xiita libanês Hezbollah, que combate ao lado do regime e contou com o apoio de tropas regulares e milícias favoráveis a Assad. A Al Manar, televisão do Hezbollah, transmitiu imagens da praça central de Yabroud, com pessoas a caminhar e a conversar, em aparente segurança.

“As nossas bravas forças armadas controlam inteiramente a cidade de Yabroud , na província de Damasco, e estão a fazer buscas para desarmadilhar os engenhos explosivos postos por terroristas”, informou  a televisão estatal síria, usando a linguagem com que se refere aos rebeldes.

Disse também que o Exército persegue combatentes anti-regime entre a aldeia de Flita, na Síria, e a cidade libanesa de Aarsal, na fronteira. Fontes da oposição indicaram que civis e militantes fugiram da cidade em direcção à fronteira libanesa, antes da queda de Yabroud.

A AFP lembra que a tomada de Yabroud era também muito importante para o Hezbollah  porque será dali que têm partido os carros armadilhados usados em atentados ocorridos nos últimos meses contra os seus bastiões no Líbano.

A guerra na Síria começou há três anos e fez mais de 140 mil mortos.
 

  



Sugerir correcção
Comentar