Oposição armada e regime sírio trocam acusações sobre quem terá usado armas químicas

Ministro da Informação de Assad acusa rebeldes de uso de armas proibidas em Khan al-Assal. Exército Livre da Síria diz que foram as forças leais ao Presidente. Reino Unido afirma que pode ser necessária "uma resposta séria da comunidade internacional".

Foto
Feridos do ataque foram tratados no Hospital Universitário de Alepo George Ourfalian/REUTERS

O ministro da Informação sírio acusou a oposição armada de ter usado uma arma química na província de Alepo esta terça-feira, num ataque em morreram 26 pessoas e ficaram feridas 86 com gravidade, afirmando tratar-se de “uma escalada perigosa”. A acusação foi negada por um comandante do Exército Livre da Síria, que a devolveu ao regime do Presidente Bashar Al-Assad.

“Estamos a ouvir relatos desde o princípio da manhã de um ataque com agentes químicos na cidade de Khan al-Assal. Acreditamos que dispararam [um míssil] Scud com agentes químicos. E de repente percebemos que o regime nos estava a acusar a nós”, disse Qassim Saadeddine, um comandante do Conselho Militar Superior em Alepo, citado pela Reuters.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, uma organização com sede em Londres e observadores no terreno, diz que o número de vítimas mortais é de 26 pessoas, entre as quais 16 soldados. Um fotógrafo da Reuters que visitou o Hospital Universitário de Alepo, onde estavam alguns dos feridos, contou ter visto sobretudo mulheres e crianças, que tinham problemas respiratórios. Nos seus relatos diziam ter sentido um intenso cheiro a cloro depois do ataque.

O ministro da Informação, Omran al-Zoabi, afirmou que a Turquia e o Qatar, que têm apoiado o levantamento armado contra o regime de Assad, “têm responsabilidades morais e políticas” pelo ataque, noticiou a televisão síria, que inicialmente tinha dito haver 15 mortos e depois corrigiu o número para 25.

"Esta é uma acusação sem fundamento. Já antes o Governo sírio acusou a Turquia", respondeu um porta-voz do Executivo de Ancara, citado pela Reuters. O Reino Unido, por seu lado, afirmou que se foram usadas armas químicas na Síria será necessária "uma resposta séria da comunidade internacional", que poderá forçar Londres a alterar a sua posição, disse um porta-voz do Foreign Office.

Ainda segundo a emissora síria, Zoabi precisou que as forças da oposição dispararam um rocket com armas químicas a partir da zona de Nairab, no sudeste de Alepo, para a cidade de Khan al-Assal. Esta fica a cerca de 7,5 quilómetros a sudoeste de Alepo e ali existe uma academia de polícia que no início do mês tinha sido "quase toda" tomada pelas forças da oposição.

Outro porta-voz do Exército Livre da Síria, Louay Muqdad, que participa na reunião da oposição em Istambul, na Turquia, disse à AFP que há um grande número de feridos com problemas respiratórios em Khan al-Assal, pelo que não seria de estranhar que tivesse sido usada uma arma química – o regime de Assad tem um enorme arsenal.
Quanto à oposição armada, não tem nada disso, garante. “Não temos nem mísseis de longo alcance, nem armas químicas. E se tivéssemos, não os utilizaríamos contra os rebeldes”, acrescentou Muqdad.

Notícia actualizada às 13h25
 
 

Sugerir correcção
Comentar