Rebeldes sírios tomam base de helicópteros

Conquista pode ajudar no controlo do Norte, mas é uma vantagem táctica, não estratégica, considera analista.

A neve vem juntar-se às más condições que estão a matar milhares de sírios, tanto como os combates Yazan Homsy/Reuters

Os rebeldes sírios conseguiram esta sexta-feira o controlo da base de helicópteros de Taftanaz, no Norte do país, depois de meses de combates esporádicos, disse o líder do Observatório Sírio dos Direitos Humanos, pró-oposição, Rami Abdelrahman.

É a primeira vez que os rebeldes conseguem o controlo de uma base aérea militar no conflito na Síria. Mas Yezid Sayigh, do Carnegie Middle East Center, em Beirute, desvalorizou esta conquista dos insurrectos, considerando que a capacidade operacional da base e a sua utilidade já estavam comprometidas com os confrontos à sua volta. “É um ganho táctico e não estratégico”, comentou.

Os confrontos na Síria fizeram já mais de 60 mil mortos, segundo a ONU, e milhões de deslocados. Estes sofrem agora especialmente com a vaga de frio que afecta o Médio Oriente, com neve em locais mais conhecidos pelas altas temperaturas.

A Unicef diz que mais de dois milhões de crianças sírias estão a lutar para se manterem quentes – numa altura em que os habitantes morrem tanto da falta de condições provocada pela destruição (doenças respiratórias, fome e frio) como por feridas de guerra, a neve é ainda mais um factor mortífero para largas partes da população que está sem acesso a energia, seja nas suas casas, em cidades bombardeadas, seja em tendas, em campos de deslocados.

Enquanto isso, o mediador internacional Lakhdar Brahimi encontrava-se com responsáveis norte-americanos e russos para tentar encontrar uma solução política para um conflito que parece irresolúvel.
 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues