Reacções à morte de Mandela

O ícone sul-africano está a ser recordado em todo o mundo.

Foto
Mandela morreu aos 95 anos BARBARA KINNEY/AFP

Jacob Zuma, Presidente da África do Sul
"O nosso povo perdeu um pai. Sabíamos que este dia estava a chegar, mas nada poderá diminuir o nosso doloroso e profundo sentimento de perda. A sua luta incansável pela liberdade granjeou-lhe o respeito do mundo. A humildade, a paixão e a humanidade conquistaram-lhe o seu amor."

Barack Obama, Presidente dos EUA
"Ele alcançou mais do que se pode esperar de qualquer homem. Não consigo imaginar a minha vida sem o exemplo de Mandela. Que a vida de Nelson Mandela ao serviço dos outros e que o seu empenho na igualdade, na reconciliação e na dignidade humana continue a ser um guia para as gerações futuras à procura de um mundo mais justo e próspero."

Frederik de Klerk, ex-Presidente da África do Sul

"É um momento muito triste para toda a África do Sul e, tenho a certeza, para milhões de pessoas no mundo. 

Tivemos os nossos momentos de tensão (...) mas depois da nossa reforma e, por vezes, durante a sua presidência tornámo-nos muito próximos. Ele era um homem notável - o seu maior legado será a ênfase na reconciliação, uma notável falta de rancor."

Desmond Tutu, arcebispo sul-africano e vencedor do Prémio Nobel da Paz

"Ao longo destes 24 anos, Madiba ensinou-nos como viver juntos e a acreditar em nós mesmos e em cada um."

Angela Merkel, chanceler alemã
"O exemplo de Nelson Mandela e o seu legado político a favor da liberdade e da não-violência, assim como o seu repúdio por qualquer tipo de racismo ficarão como uma inspiração para o mundo inteiro e por muito tempo."

David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido
"Uma grande chama apagou-se no mundo. Nelson Mandela era um herói do nosso tempo. Mostrou-nos o verdadeiro significado da coragem, da esperança e da reconciliação."

François Hollande, Presidente de França
"Um resistente excepcional, um lutador magnífico. A incarnação da nação sul-africana, o cimento da sua unidade e o orgulho de toda a África."

Dilma Rousseff, Presidente do Brasil

"O exemplo desse grande dirigente irá guiar todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo."

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
"Um gigante pela justiça. Muitos no mundo inteiro foram influenciados pela sua luta altruísta pela dignidade, igualdade e liberdade humana. Ele tocou as nossas vidas de uma forma muito pessoal."

Jim Yong Kim, presidente do Banco Mundial
"O mundo perdeu um homem que ofereceu um arco-íris de possibilidades a um país segregado entre negros e brancos. Mas os seus presentes para a humanidade continuam connosco."

Xi Jinping, Presidente da China

"O povo chinês irá guardar para sempre na memória os extraordinários contributos que ele trouxe para o desenvolvimento da humanidade."

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
"Mandela mudou o curso da história para a sua população, para o seu país, para o seu continente, para o mundo. Os meus pensamentos estão com a sua família e com o povo da África do Sul."

Cristiano Ronaldo, futebolista
"Obrigado Madiba pelo teu legado e pelo teu exemplo. Vais estar sempre connosco."

George W. Bush, ex-Presidente dos EUA
"O Presidente Mandela foi uma das grandes forças da liberdade e da igualdade do nosso tempo. Carregou os seus fardos com dignidade e graça e o nosso mundo está melhor por causa do seu exemplo."

Bill Clinton, antigo Presidente dos EUA
"Nunca esquecerei o meu amigo Madiba."

Isabel II, rainha de Inglaterra

"Ele trabalhou sem descanso pelo bem do seu país. A sua herança é a África do Sul pacificada de hoje."

Casa Real de Espanha

"Foi uma figura chave da História, um homem com espírito de luta, em busca da liberdade, da justiça e da paz entre os povos".

Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa
"Nelson Mandela deixa um extraordinário legado de universalidade que perdurará por gerações. O seu exemplo de coragem política, a sua estatura moral e a confiança que depositava na capacidade de reconciliação constituem verdadeiras lições de humanidade.

A dedicação de Nelson Mandela aos valores da democracia, da liberdade e da igualdade – nas suas palavras, “um ideal por que espero viver e que espero alcançar, mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer” – invadiu os corações de todos quantos o admiram, na África do Sul ou em outro lugar, incutindo esperança, mesmo diante dos desafios mais difíceis."

Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro
"Será uma referência inspiradora para as gerações futuras. Recordaremos para sempre o decisivo contributo de Nelson Mandela para o fim pacífico do apartheid, para uma das mais notáveis e bem-sucedidas transições políticas da história contemporânea e para o lançamento das fundações da nova, democrática e multiétnica África do Sul."

António José Seguro, secretário-geral do PS
"É com profundo pesar e com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento de Nelson Mandela. Um exemplo para todos nós, um homem que demonstrou que tudo é impossível até que seja feito."

 

Sugerir correcção
Comentar