Rapaz desaparecido há quatro anos nos EUA encontrado atrás de parede falsa

Criança foi encontrada na casa do pai após ter conseguido contactar a mãe por telemóvel.

Foto
Jornalistas à porta da casa onde foi encontrada a criança Tami Chappell/Reuters

Um rapaz de 13 anos, que tinha sido dado como desaparecido pela mãe há quatros anos em Atlanta, nos Estados Unidos, foi encontrado no sábado atrás de uma parede falsa de um armário na garagem da casa do pai, entretanto detido e acusado de rapto, crueldade contra um menor e obstrução à Justiça.

Em 2010, a criança foi visitar o pai em Clayton, Atlanta, tendo este recusado a entregar a criança à mãe, como tinha sido acordado. Na altura, a mulher terá feito queixa a uma organização de apoio social, mas não contactou as autoridades. Segundo a MyFoxAtlanta, a mãe é imigrante e não estaria na altura a par dos procedimentos normais a seguir em casos como este. Também não é claro quem detinha a custódia da criança na altura em que foi reportado o seu desaparecimento.

Na sexta-feira, a polícia esteve na casa do pai da criança, Gregory Jean, 37 anos, e da sua mulher, Samantha Joy Davis, 42. Ao casal foi perguntado se sabiam do paradeiro da criança, ao que estes responderam que não. A polícia não indicou a razão pela qual se tinham dirigido à casa nesta primeira vez.

As autoridades regressaram no dia seguinte, sábado, depois de a criança ter conseguido telefonar para a mãe a contar o que lhe tinha acontecido e onde estava enclausurado. O rapaz telefonou uma segunda vez para mãe, na mesma a altura em que a polícia estava frente a frente com Jean e Davis. A criança era encontrada pelas 2h00 locais, atrás de uma parede falsa de um armário situado na garagem da habitação. O rapaz terá sido ali colocado após a pimeira visita da polícia à residência.

“Quando estávamos no local, a vítima conseguiu estabelecer contacto telefónico com a mãe e esta passou a informação aos agentes”, indicou Kevin Hughes, sargento da polícia do condado de Clayton, à comunicação social norte-americana. “A vítima foi encontrada atrás de uma parede falsa na residência.”

Joanne Sutherland, também da polícia do condado de Clayton, adiantou, por sua vez, que o rapaz estava “horrorizado e gelado de medo” quando viu pela primeira vez a polícia, que não explica como a criança terá tido acesso a um telemóvel.

Gregory Jean e Samantha Joy Davis foram detidos, bem como outras três pessoas que viviam na casa e que foram acusadas de estarem envolvidas no caso do desaparecimento da criança.

No sábado, o rapaz de 13 anos voltou a encontrar-se com a mãe, que vive agora fora do estado da Geórgia. Imagens televisivas do reencontro mostram ambos emocionados.

Às televisões os vizinhos do casal agora detido manifestaram-se surpresos com o caso. “Eram pessoas muito simpáticas, abertas, diziam ‘Apareça sempre que quiser’”, conta à estação WXIA Julie Pizarro, que vive em frente à casa onde a criança foi encontrada. “O rapaz não parecia estar sob uma situação de stress. Mas nunca sabemos o que se passa atrás de portas fechadas.”

Akono Ekundayo disse à mesma estação que ele e a mulher viam a criança com regularidade. “Estava mesmo debaixo do nosso nariz. Podíamos ter feito alguma coisa”, desabafou.

O rapaz deverá ficar para já sob o cuidado dos serviços sociais do estado da Geórgia até que terminem as investigações.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários