Região da Antárctida passa a chamar-se Rainha Isabel II

Isabel II assiste como "observadora" a reunião em Downing Street para assinalar o Jubileu e recebe prenda do Governo

Foto
A rainha foi recebida à porta de Downing Street pelo primeiro-ministro David Cameron Toby Melville/(REUTERS

Pela primeira vez em mais de 60 anos de reinado, a rainha assistiu a um conselho de ministros. Para assinalar o Jubileu, o Foreign Office deu o seu nome a uma região da Antárctida.

Da última vez  que um monarca do Reino Unido participou numa reunião do Governo, o trono era ocupado pela rainha Vitória, que morreu em 1901. Isabel II, 86 anos, que celebrou 60 anos de reinado (Jubileu de Diamante), esteve presente “como observadora”, sentada à direita do primeiro-ministro, David Cameron, e à esquerda do ministro dos Negócios Estrangeiros, William Hague. 

A prenda especial do Governo é o baptismo deste região de perto de 438 mil metros quadrados, adianta o jornal britânico The Telegraph, duas vezes o tamanho do Reino Unido e quase um terço do território reivindicado pelos britânicos no continente gelado do Sul (há sete nações com reivindicações, reguladas pelo Tratado da Antárctida, de 1959, que não reconhece nem nega essas pretensões, mas evita que sejam reclamados novos territórios. 

Historicamente, os monarcas britânicos presidiam às reuniões do Governo, mas essa prática caiu em desuso depois do reinado de Vitória. Ainda que seja a chefe de Estado, o envolvimento da rainha na gestão política é meramente formal e o seu papel essencialmente cerimonial.

A ida da rainha a Downing Street é um acontecimento raro em si, ainda que Isabel II ali tenha estado em Julho , em resposta a um convite de Cameron para um almoço com primeiros-ministros do seu reinado. Estiveram presentes três dos quatro antigos chefes do Governo: Gordon Brown, Tony Blair e John Major. Faltou Margaret Thatcher.

Sugerir correcção
Comentar