Rafsanjani volta a candidatar-se à presidência do Irão

Agora os reformistas já têm o seu candidato. As eleições de 14 de Junho deixaram de ter apenas dois favoritos

Rafsanjani foi Presidente entre 1989 e 1997 Damir Sagolj/REUTERS

O ex-Presidente moderado Akbar Hashemi Rafsanjani inscreveu-se neste sábado como candidato às eleições presidenciais do Irão, que se realizam a 14 de Junho, depois de várias semanas de hesitações.

Rafsanjani, 78 anos, esteve no poder entre 1989 e 1997 e preside actualmente ao Conselho de discernimento, a mais alta instância de arbitragem política do país. Os reformistas e moderados já tinham feito saber que desejavam a sua candidatura, mas só agora, quando falta pouco mais de um mês para o escrutínio e o prazo das candidaturas estava a minutos de chegar ao fim, é que ele decidiu avançar.

Pouco antes de Rafsanjani anunciar que é candidato, Saeed Jalili, um conservador da linha dura tido como próximo do Supremo Líder, o ayatollah Ali Khamenei, também formalizou a sua candidatura. Logo a seguir foi a vez de avançar Esfandiar Rahim Mashaie, um assessor do actual Presidente Mahmoud Ahmadinejad que é visto com total desconfiança pelos conservadores. O campo de Khamenei, explica a Reuters, considera Mashaie o líder de uma “corrente desviante” que quer minar a influência dos religiosos a favor de uma doutrina mais nacionalista.

A entrada na corrida de Rafsanjani, que chamará a si os votos dos reformistas, veio baralhar umas eleições que, sem ele na equação, eram vistas como um confronto entre os dois grupos conservadores rivais.

No total, foram entregues mais de 400 candidaturas, mas cabe ao Conselho de Guardiões decidir nos próximos dias quem pode ou não concorrer.
 
 

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues