Putin e Obama fazem "avaliação positiva" sobre compromisso na Síria

Presidentes comprometem-se a colaborar para a "cessação nacional das hostilidades" no prazo de uma semana.

Foto
"Em particular, foi manifestado o apoio aos esforços para um cessar-fogo e para o envio de ajuda humanitária" Abd Doumany/AFP

Os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos conversaram este domingo por telefone sobre a guerra na Síria, e concordaram em intensificar a colaboração entre os dois países para que o compromisso alcançado em Munique seja implementado no terreno.

Na sexta-feira, os representantes do Grupo Internacional de Apoio à Síria comprometeram-se com uma "cessação nacional das hostilidades" no prazo de uma semana, que inclui o acesso "imediato" de ajuda humanitárias às populações mais vulneráveis.

Este domingo, Vladimir Putin e Barack Obama falaram sobre este ponto em particular, e o Kremlin afirma que os dois presidentes fizeram "uma avaliação positiva" do encontro que decorreu em Munique quinta e sexta-feira.

"Em particular, foi manifestado o apoio aos esforços para um cessar-fogo e para o envio de ajuda humanitária", segundo o comunicado do Kremlin.

O mesmo documento indica que Putin e Obama concordaram em reforçar a colaboração entre os ministérios da Defesa dos seus países, o que permitirá "combater com sucesso o Estado Islâmico e outras organizações terroristas", segundo Moscovo.

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários