Protagonistas da crise na Tailândia: Líder dos protestos Suthep Thaugsuban

Há pouco mais de três anos, Suthep ordenava repressão a manifestantes, hoje lidera manifestações da oposição.

Foto
Suthep demitiu-se do Partido Democrata para liderar os protestos Athit Perawongmetha/Reuters

Suthep Thaugsuban provocou polémica mesmo entre os opositores do Governo e do “regime Shinawatra”, quando propôs que o poder seja assumido por um “conselho popular”, eleito directamente e livre de políticos – excepto ele próprio e outros deputados do Partido Democrata que também se demitiram para participar em protestos.

Suthep já ocupou vários cargos governamentais, incluindo o de vice-ministro entre 2008 e 2011, tendo autorizado então o uso da força contra apoiantes do anterior primeiro-ministro Thaksin Shinawatra. Líder do Partido Democrata, Suthep demitiu-se para liderar os protestos contra a lei da amnistia que se transformaram rapidamente em manifestações exigindo a demissão do Governo.

Durante uma das suas passagens pelo Governo, em meados dos anos 1990, Suthep foi acusado de ter aproveitado uma reforma de terrenos agrícolas para dar terra a ricos e não a pobres, que eram os supostos beneficiários – o então ministro negou, mas o Governo demitiu-se.

O responsável diz agora ter a missão de "acabar com a máquina política Thaksin", acusando o antigo primeiro-ministro e a sua irmã (a actual primeira-ministra) de aproveitarem o poder para beneficiarem as suas empresas.

"Estrangeiros podem pensar que se o Governo ganha no Parlamento, isso quer dizer que a maioria das pessoas os apoia – mas o facto é que o Governo comprou os votos com o seu dinheiro e corrompeu a última eleição."

No entanto, mesmo membros do Partido Democrata têm criticado a sua proposta de um conselho popular, como o antigo ministro das Finanças Korn Chatikavanij, que perguntou: "Como acontecerá este conselho popular? Não consigo imaginar".
 

Sugerir correcção
Comentar