Primeiro-ministro diz que Roménia não vendeu cavalo por vaca

Victor Ponta diz que, a ter havido adulteração, ela foi feita já fora das fronteiras do seu país. Ministros da UE reunem quarta-feira em Bruxelas.

Foto
Victor Ponta disse estar "zangado" devido às acusações DANIEL MIHAILESCU/AFP

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, negou esta segunda-feira que duas centrais de abate de gado sejam responsáveis pela mistura de carne de cavalo na carne vendida picada em vários países europeus.

Victor Ponta, citado pela BBC, explicou que sempre foram realizadas inspecções aos locais sob suspeita e que ambos cumpriram os regulamentos.

O escândalo da carne de cavalo surgiu quando foi detectada em alimentos como hambúrgueres e lasanhas cujos rótulos indicavam 100% carne de vaca. O responsável pelo Meio Ambiente do Reino Unido, Owen Paterson, pediu uma reunião de urgência com a Comissão Europeia para a Saúde para debater a questão; foi marcada para quarta-feira.

Até aqui, a mistura de carnes (ou a venda exclusiva de carne de cavalo por vaca) tem sido atribuída a dois matadouros romenos, tendo o negócio sido atribuído a redes mafiosas. O primeiro-ministro romeno não gostou e considerou que a adulteração se fez fora do território da Roménia. Um dos matadouros trabalha apenas com carne de cavalo, o outro com carne de cavalo e de vaca.

"Estou zangado? Estou. Estou muito zangado", disse Victor Ponta, dizendo que a carne estava devidamente rotulada. "Posso garantir aos consumidores britânicos e franceses que a Roménia fez tudo de forma responsável e não podemos ser responsabilizados pela cadeia de fornecimento da carne assim que ela sai das nossas fronteiras", afirmou.

"De acordo com a documentação que temos até agora, as empresas romenas não cometeram qualquer infracção às leis europeias", disse o primeiro-ministro.
 
 
 
 Notícia corrigida às 20h: Victor Ponta não negou a saída de carne de cavalo da Roménia, disse que a carne estava devidamnte rotulada.
 
 

Sugerir correcção
Comentar