Preso mais um suspeito de envolvimento no ataque de San Bernardino

As armas usadas pelos dois atiradores foram compradas por Enrique Marquez, de 24 anos, que confessou que estavam planeados outros atentados.

Foto
Enrique Marquez confessou no tribunal a sua participação em ataques não realizados Bill Robles/Reuters

As autoridades dos EUA prenderam uma terceira pessoa relacionada com o ataque terrorista em San Bernardino, na Califórnia, em que 14 pessoas foram mortas. O homem detido e já ouvido em tribunal, Enrique Marquez, de 24 anos, era amigo de Syed Farook, um dos atiradores que foi morto pela polícia.

Marquez foi formalmente acusado de ter ajudado Syed Farook a planear o ataque em San Bernardino e também outros ataques que não foram concretizados, em concreto planos feitos em 2011 e 2012 contra uma universidade. Foi também acusado de ter comprado, ilegalmente, as duas armas de assalto que Syed Farook e a sua mulher, Tashfeen Malik, usaram no atentado de San Bernardino, o maior em solo americano desde 11 de Setembro de 2001.

"Apesar de não haver provas da participação do sr. Marquez no ataque de 2 de Dezembro, ao ter comprado as armas e ao não ter avisado as autoridades da intenção de Farook em cometer assassínio em massa provocou consequências fatais", disse a procuradora-geral da Califórnia, Eileen Decker.

Só horas depois do ataque Enrique Marquez contactou os serviços de emergência para dizer que o amigo tinha usado as suas armas.

Segundo a BBC, a acusação contra Marquez deriva da investigação do FBI à possível existência de uma célula terrorista nos EUA. As provas sobre a participação deste terceiro elemento foram obtidas, segundo informações do FBI, a polícia federal americana, durante os 11 dias de interrogatório ao suspeito em que este confessou o seu papel na conspiração.

Nos interrogatórios e no tribunal deu também pormenores sobre o planeamento dos dois ataques contra a universidade que ambos frequentaram, que nunca se concretizaram e revelou que os dois tinham um outro plano para atacar uma auto-estrada em hora de ponta – pretendiam lançar bombas e disparar contra os condutores.

As investigações centram-se numa avenida de Riverside, localidade da Califórnia onde Marquez e Syed Farook viveram, ao lado um do outro. Terá sido ai que Farook deu a conhecer uma versão radical do islão a Marquez – os dois homens, segundo as informações divulgadas pelos media locais, terão assistido a vídeos de radicalização e a palestras de um antigo líder da Al-Qaeda, Anwar Al-Awlaki.

Sugerir correcção
Comentar