Poroshenko ordena a abertura de corredores humanitários no Leste da Ucrânia

Governo "recebeu instruções para criar condições para quem quiser sair".

Foto
Slaviansk, cidade de onde já terão fugido 15 mil pessoas Gleb Garanich/Reuters

O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ordenou a criação de corredores humanitários para civis poderem deixar as zonas do Leste da Ucrânia onde violentos combates que opõem forças governamentais de Kiev e milícias separatistas pró-Rússia já fizeram mais de 200 mortos.

O Governo recebeu instruções para criar “todas as condições para os que queiram sair”. Embora não tenha especificado se seria possível passar para a Rússia ou apenas para o interior da Ucrânia, esta medida foi interpretada como sendo uma resposta a uma das principais reivindicações de Moscovo.

A Rússia tem vindo a martelar na tecla humanitária e pedia ainda acesso aos locais do Leste onde há combates para enviar ajuda – este não foi concedido, porque Kiev teme que Moscovo possa usar esta janela para armar os rebeldes.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no fim-de-semana que iria reforçar os controlos fronteiriços para evitar passagens ilegais, no que foi lido como um gesto de boa vontade para com o novo líder da Ucrânia. Esta medida era pedida por vários líderes ocidentais, como o Presidente norte-americano, Barack Obama, para acabar com a passagem de armas e combatentes russos para o Leste da Ucrânia.

No seu discurso de tomada de posse, Poroshenko afirmou que daria uma hipótese de saída segura aos russos que combatessem no Leste da Ucrânia e que não tivessem “sangue nas mãos”. Esta terça-feira, o seu gabinete esclareceu que “para evitar novas vítimas na zona da operação anti-terrorista, o Presidente ordenou aos ministros responsáveis que criem todas as condições para os civis que queiram sair.”

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, saudou a criação dos corredores humanitários. 

O gabinete do Presidente anunciou ainda que estavam a ser previstos transportes, comida, e material médico para os responsáveis locais lidarem com a deslocação de pessoas do Leste para outros locais da Ucrânia.

Todos os dias, cada vez mais habitantes das províncias separatistas de Donetsk e Lugansk, na região do Donbass, tentam esconder-se em caves ou escapar de comboio à violência dos bombardeamentos das forças ucranianas e da violência das várias milícias – tanto as pró-russas (e há ainda relatos de russos a combater ao seu lado) como as autorizadas por Kiev para colmatar as fraquezas do seu exército regular.

"Pensa-se que mais de 15.000 pessoas já fugiram de Slaviansk, uma cidade que tem uma população de pouco menos de 130.000 habitantes. (…) Mas, apesar dos esforços das organizações não-governamentais, a falta de informação e de apoio do Governo [ucraniano] aos que querem sair significa que muitos mais permanecem no interior da cidade – pobres de mais, com medo, ou simplesmente sem vontade de deixar para trás uma vida inteira. Para os que ficaram, a vida diária é uma luta constante e crescente", escreveu no site Vice News a jornalista Harriet Salem, que está no Leste da Ucrânia e escreve também para o The Guardian, o Financial Times ou a revista Foreign Policy. No Leste da Ucrânia há "uma crise humanitária relatada de forma insuficiente".

Este parece ser o primeiro passo concreto de Poroshenko, que na tomada de posse disse querer a paz com a Rússia mas estabeleceu linhas vermelhas – a Ucrânia vai continuar a sua aproximação à União Europeia e não vai reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia.

No domingo, Petro Poroshenko anunciou a intenção de pôr fim aos combates até ao fim desta semana, mas não avançou de que forma. Lavrov repetiu ainda na terça-feira que o fim das operações militares do Exército ucraniano no Leste são essenciais para a resolução do conflito.

No entanto, cada vez mais há temores que independentemente da boa vontade dos dois lados, o conflito continue alimentado por milícias quer do pado pró-russo quer do lado pró-governo.

Enquanto isso, representantes da Rússia e da Ucrânia continuaram esta terça-feira conversações com a UE sobre um acordo de fornecimento de gás depois de, na noite anterior, uma reunião ter acabado sem acordo.

Sugerir correcção
Comentar