Presidente de Moçambique substitui primeiro-ministro

Guebuza trocou Aires Ali por Alberto Vaquina MARCO LONGARI /AFP

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, substituiu esta segunda-feira o primeiro-ministro, Aires Ali, no quadro de uma remodelação surpresa do Governo, que implicou também mudanças de alguns ministros e governadores.

Para a chefia do Governo, Guebuza escolheu Alberto Vaquina, um médico que era governador de Tete. Aires Ali ocupava o cargo desde 2010.

A remodelação ocorre depois do congresso do partido no poder, a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), realizado em Setembro, e que, segundo a AFP, relançou especulações sobre a sucessão de Guebuza, que tem de abandonar a chefia do Estado em 2014.

Aires Ali, 56 anos, era considerado um dos favoritos a sucessão, mas não foi reeleito para a comissão politica, um passo essencial para aspirar à liderança.

Alberto Vaquina formou-se em medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto, e trabalhou em hospitais portugueses antes de regressar a Moçambique, em 1996. Governava Tete há dois anos, depois de ter ocupado idêntico cargo na província de Sofala, nos cinco anos anteriores. Ao contrário do que aconteceu com Aires Ali foi eleito para a comissão politica do partido que governa Moçambique desde a independência, em 1975.

Segundo a imprensa moçambicana, foram também substituídos os ministros do Turismo, Fernando Sumbana Junior - que transita para a Juventude e Desporto -; da Educação, Zeferino Martins; da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano; e da Ciência e Tecnologia, Venâncio Massingue.

Para a pasta do Turismo foi nomeado o governador de Sofala, Carvalho Muária. Augusto Jone Luís, que era vice-ministro da Educação, passa a titular da pasta, e Louis Pelembe é o novo ministro da Ciência e Tecnologia.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues