Um dia cheio de episódios violentos no Leste da Ucrânia

Autarca de Kharkov foi alvejado, e manifestação pró-unidade da Ucrânia atacada por pró-russos em Donestsk.

Fotogaleria
Separatistas pró-russos atacaram manifestação a favor da unidade da Ucrânia em Donetsk Marko Djurica/REUTERS
Fotogaleria
Ataque ao banco ucraniano Privat, em Donetsk, que é propriedade do milionário Igor Kolomoiski, nomeado governador da região de Dnipropetrovsk ALEXANDER KHUDOTEPLY/AFP
Fotogaleria
Os activistas pró-russos que atacaram a manifestação em Donetsk tinham escudos policiais Marko Djurica/REUTERS
Fotogaleria
Gennadi Kernes, o presidente da câmara de Kharkov, que foi alvejado e está em estado grave REUTERS
Fotogaleria
As armas com o novo emblema da República Popular de Donetsk KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP

O presidente da câmara de Kharkov foi gravemente ferido a tiro, e uma manifestação a favor da unidade da Ucrânia acabou com feridos, num dia cheio de episódios violentos no Leste do país.

Pelo menos dez pessoas ficaram feridas quando foram atacadas por homens vestidos com camuflados e armados com bastões, que tentatavam dispersar a manifestação de Donetsk, relatou uma activista ucraniana à Reuters.

Em Kharkov, Gennadi Kernes, presidente da câmara da segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido a tiro nas costas, quando circulava de bicicleta. “Os médicos estão a lutar para lhe salvar a vida”, disse a porta-voz do município, Tatiana Gruzinskaia, citada pela Interfax Ucrânia.

Kernes apoiou a ideia de um poder independente dos novos líderes de Kiev, mas terá recuado após ter sido acusado de separatismo, diz a Reuters. O autarca está a ser alvo de uma investigação judicial por suspeita de rapto e tortura mas mantém-se em funções. É acusado de, durante os três meses de protestos que levaram à queda do regime pró-russo de Ianukovich, em Fevereiro, ter respondido com repressão violenta à contestação. Chegou a fugir após a queda do ex-Presidente, mas depressa regressou.

Na cidade de Kostiantinivka, separatistas pró-russos tomaram o controlo da sede da polícia e do edifícios da administração. “São as exigências do costume, as mesmas de outras cidades, o cenário não muda: referendo e sistema de governo federal”, disse a porta-voz da administração regional de Donetsk, Ilia Suzdaliev.

Em Donetsk, 300 militantes pró-russos mascarados e armados de tacos de basebol atacaram durante a manhã uma agência do banco Privat  do milionário e governador Igor Kolomoiski, noticiou a AFP. “Kolomoiski fascista!”, “Kolomoiski inimigo do povo", gritavam. O milionário foi nomeado governador da vizinha região de Dnipropetrovsk, para tentar travar os ímpetos separatistas. 

Sete observadores internacionais permaneciam ao fim do dia detidos por pró-russos, que os sequestraram sexta-feira noutra cidade do Leste da Ucrânia, Slaviansk. No domingo foi libertado um oitavo, um sueco que sofre de diabetes. Nas mãos dos separatistas estão três alemães, um dinamarquês, um polaco e um checo que estavam na região em serviço para a OSCE (Organização para a Cooperação e Segurança na Europa).

Sugerir correcção
Comentar