Presidente da Nigéria demite administração da petrólifera estatal

Sobre a NNPC recaiam fortes suspeitas de corrupção.

Foto
O Presidente Buhari prometeu "limpar" a corrupção PIUS UTOMI EKPEI/AFP

O novo Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, demitiu a administração da empresa petrolífera estatal, gesto que foi entendido como uma primeira etapa para um inquérito aprofundado às actividades da empresa, que está minada pela corrupção.

Buhari "dissolveu, com efeito imediato, o conselho de administração da Companhia Petrolífera Nacional Nigeriana (NNPC)", anunciou o responsável pela função pública, em comunicado.

O novo Presidente da Nigéria, que tomou posse em 29 de maio, comprometeu-se a lutar ferozmente contra "o demónio da corrupção". O sector petrolífero, que garante 80% dos rendimentos estatais, é considerado como o mais afectado, com milhares de milhões de dólares desviados em prejuízo das finanças públicas.

Estatutariamente, o conselho de administração da NNPC é presidido pelo ministro do Petróleo. Mas após a investidura de Buhari, há um mês, nenhum ministro do Petróleo foi nomeado, pelo que esta decisão de demissão pode também ser lida como uma formalidade.

O Presidente, de 72 anos, tem ainda de nomear os seus principais ministros, mas já indicou que pretende assumir a pasta da Energia, para dirigir as reformas indispensáveis do sector do gás e petróleo.

"O *Presidente prometeu que iria limpar o sector petrolífero. Isto é o principio", afirmou o seu porta-voz, Femi Adesina.

"A demissão do conselho de administração da NNPC era esperada, porque o odor do bolor e o fedor que de lá saía estava em vias de sufocar todos no país", disse à AFP o advogado e defensor dos direitos humanos Festus Keyamo.

A NNPC tem quatro refinarias no país, três das quais no delta do Níger, no Sul, de onde é extraída a maioria do petróleo nigeriano: duas em Port Harcourt e uma em Warri, além de uma em Kaduna, a cerca de 200 quilómetros a Norte de Abuja, a capital. No seu conjunto, têm uma capacidade de refinação de 445 mil barris por dia.

A Nigéria, que extrai dois milhões de barris de petróleo por dia, é o primeiro produtor africano e as vendas de petróleo representam 90% das suas exportações.

Sugerir correcção
Comentar