Presidente da Colômbia adia negociações com Exército de Libertação Nacional

Guerrilha ainda não libertou todos os reféns, como o Governo exige.

Foto
Reuters/STRINGER

O Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, adiou nesta quinta-feira a viagem ao Equador da equipa de negociação de paz com o Exército de Libertação Nacional, enquanto aguarda que a guerrilha marxista liberte o antigo congressista Odín Sánchez Montes de Oca.

“Quero anunciar ao país que dei instruções para a equipa que está a negociar com o ELN [Exército de Libertação Nacional] suspenda a viagem para a cidade de Quito [Equador]”, disse Juan Manuel Santos.

Juan Manuel Santos falava ladeado pelo Presidente do México, Enrique Peña Nieto, que está a realizar uma visita de Estado à Colômbia, para reforçar as relações bilaterais e participar na XXV Cimeira Ibero-americana, que decorre na sexta-feira e no sábado.

Foi em Março que o Governo anunciou pela primeira vez planos para iniciar conversações com o ELN, pondo no entanto como condição essencial que a guerrilha libertasse os reféns que tem em sua posse., o que voltou a frisar já este mês. A primeira ronda negocial estava marcada para o dia 27 de Outubro. A guerrilha libertou alguns prisioneiros que tinha em sua posse, mas o número total de reféns do ELN não é conhecido. 

Sugerir correcção
Comentar