É a primeira mensagem de natal do Presidente alemão, Joachim Gauck. O antigo pastor luterano falou da necessidade de mais solidariedade e pediu coragem aos cidadãos.
Gauck fez um apelo aos alemães para que mostrem coragem e empenho cívico. Na mensagem, que vai ser emitida na terça-feira e que começou a ser divulgada nos media alemães, o Presidente diz: “Na óptica dos políticos isto é solidariedade. Na da fé, amor ao próximo. Nos sentimentos das pessoas: amor”.
O Presidente, que tomou posse em Março (e que foi durante muitos anos o principal responsável pela comissão que geriu os arquivos da Stasi, a polícia política da ex-RDA), referiu-se ainda ao crescente fosso entre ricos e pobres.
Uma parte dos alemães têm uma vida mais insegura; uma vida que se tornou “mais rápida, mais confusa, mais instável”. Ainda assim, Gauck considerou que a Alemanha "lidou bem com a crise", congratulando-se pelo facto de esta estabilidade não ter permitido um aproveitamento da parte dos partidos radicais.
Quanto à Europa, Gauck sublinha que “a ideia europeia” assegurou a paz durante mais de 60 anos. Mas perguntou: “Haverá vontade política para manter junto o que é tão diferente em termos económicos e culturais?”

Comentar