Polícia sul-africana detém oito agentes pela morte de moçambicano amarrado e arrastado por carro

Imagens de taxista a ser amarrado a uma carrinha por polícias e arrastado levam a indignação por brutalidade policial. O homem acabou por morrer. Polícias foram esta sexta-feira suspensos e depois detidos.

Moçambicano arrastado por carro da polícia na África do Sul

O vídeo mostra como a polícia pega num homem e o amarra à parte de trás de uma carrinha, arrastando-o pela rua. Sabe-se que depois de ter sido detido, Mido Macia, um taxista moçambicano de 27 anos, a trabalhar em Joanesburgo, morreu.

Tudo aconteceu na terça-feira, mas as imagens começaram a circular na quinta-feira, levando a um coro de indignação pela brutalidade rotineira da polícia. A autópsia ao corpo do taxista mostrou que ele terá morrido com ferimentos na cabeça e hemorragias internas.

O Presidente Jacob Zuma reagiu ao incidente, dizendo que as imagens são “horríveis” e que “nenhum ser humano deve ser tratado assim”. Na declaração de Zuma, o incidente é descrito como “a morte trágica de um homem às mãos da polícia”.

Testemunhas contaram que Macia tinha sido detido depois de estacionar ilegalmente, provocando um engarrafamento, e tinha resistido à detenção.

Na Árica do Sul, 1200 detidos morrem, todos os anos, nas prisões.

O incidente fez também lembrar recentes actuações violentas da polícia, como aquela em que morreram 34 mineiros, atingidos a tiro pela polícia, durante uma greve em Agosto.

O Congresso Nacional Africano, que chegou ao poder após o fim do apartheid, tentou mudar a força policial, começando pelo nome, de “força” para “serviço” de polícia. Mas esta continua cheia de polícias mal pagos e não consegue combater a alta taxa de criminalidade do país.

Notícia actualizada dia 01/03/2013, às 10h10, quando foi acrescentada informação sobre os polícias terem sido suspensos, e no mesmo dia, às 15h45, com a informação sobre a sua detenção .
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar