Polícia grega procura imigrantes ilegais que fugiram de centro de detenção

Insurreição em centro perto de Atenas onde estão cerca de 1200 pessoas detidas.

Nuvens de fogo saem de dentro do centro de detenção grego
Fotogaleria
Nuvens de fogo saem de dentro do centro de detenção grego AFP
Polícia bloqueia acessos a Amygdaleza
Fotogaleria
Polícia bloqueia acessos a Amygdaleza AFP

A polícia grega lançou uma caça ao homem em Atenas para encontrar imigrantes que fugiram de um centro de detenção no sábado, depois de uma insurreição da qual resultaram dez feridos entre as autoridades, informou um porta-voz da polícia este domingo. "As pessoas fugiram e estamos a tentar localizá-las", disse.

A insurreição começou no sábado à noite no campo de Amygdaleza, perto de Atenas. Trata-se do principal centro de acolhimento de imigrantes ilegais que chegam à Grécia. Ali estão cerca de 1200 pessoas, sobretudo asiáticos, sob vigilânica policial. Não foi divulgado o número de pessoas que fugiram.

Os detidos pegaram fogo aos colchões onde dormiam e atiraram pedras e outros objectos contra os polícias, conseguindo fugir. Segundo as autoridades, tudo começou depois de os imigrantes terem sido informados que a duração máxima de detenção, que era de um ano, passara para 18 meses.

Amygdaleza é um dos campos de acolhimento de imigrantes sem papéis, criados na Grécia para facilitar o repatriamento dos ilegais. As organizações dos direitos humanos acusam a polícia de cometer abusos nestes campos e denunciam que alguns detidos são privados da toma dos seus medicamentos.

A semana passada, a KEERFA, uma associação de defesa dos direitos humanos, denunciou que os detidos muçulmanos foram agredidos durante um momento de oração. Já em Julho a mesma organização revelou que um afegão tinha morrido com uma infecção pulmonar depois de a sua doença ter sido ignorada pelas autoridades, durante meses.

No sudeste europeu e com extensas fronteiras marítimas, a Grécia é uma das principais portas de entrada na União Europeia dos imigrantes oriundos de países pobres ou em guerra em África, Médio Oriente e no subcontinente indiano.

Sugerir correcção
Comentar