Polícia arménio abatido por atirador furtivo durante confrontos em Ierevan

Grupo de veteranos do conflito em Nagorno-Karabach tomaram de assalto uma esquadra da polícia no dia 17 de Julho.

Foto
Edifício da polícia controlado pelos militantes armados, na capital arménia. KAREN MINASYAN/AFP

Um atirador furtivo do grupo armado que ocupa há duas semanas uma estação da polícia em Ierevan, capital da Arménia, matou este sábado um polícia. O agente foi atingido a cerca de 350 metros do cordão criado em  volta do edifício, onde nas últimas duas semanas se têm manifestado centenas de apoiantes do grupo armado, que reclama a libertação de figuras da oposição arménia, tem três reféns e, no dia da ocupação da esquadra, a 17 de Julho, matou um outro polícia.

O grupo opõe-se à forma como o Governo liderado pelo Presidente Serzh Sarkisian lidou com o reacender, em Abril, dos confrontos armados no pequeno enclave de Nagorno-Karabach, parte do território do Azerbaijão controlada por rebeldes arménios. Os seus militantes são na sua maioria veteranos deste conflito e pertencem a uma organização marginalizada da oposição arménia, o Parlamento Fundador, cujo líder, Jirair Sefilian, foi detido em Junho.

Centenas de pessoas deslocaram-se nos últimos dias às imediações da esquadra ocupada para exigir a demissão do Governo e demonstrar o seu apoio ao grupo, que, para além de exigir a libertação de Sefilian e outros elementos da oposição, se queixa de que o Governo arménio cedeu terreno ao Azerbaijão na questão do território disputado. Mais de 70 pessoas ficaram feridas em confrontos com a polícia na noite de sexta-feira e 165 foram detidas.

A polícia lançou um ultimato ao grupo armado na sexta-feira, depois dos confrontos, dizendo que tomaria o edifício de assalto caso os seus homens – 24 militantes na posse de três reféns – não abandonassem a esquadra até às 13h deste sábado. Mas até ao final da tarde – já noite em Ierevan –, as autoridades não tinham invadido o edifício.  

Jirair Sefilian foi detido em Junho com alguns dos seus aliados, acusados de estarem a preparar uma ocupação armada de edifícios governamentais, e esperam julgamento. Em 2006, o opositor foi condenado a 18 meses de prisão por ter pedido “o derrube violento do Governo”. Em comunicado, a embaixada norte-americana em Ierevan e a União Europeia disseram estar “muito preocuopadas” com a violência na capital arménia.

Também na sexta-feira, atiradores furtivos da polícia feriram três militantes, que foram transportados para o hospital sob escolta armada. O grupo promete reagir violentamente a qualquer tentativa de assalto ao edifício.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários