Pistorius com julgamento marcado para Março de 2014

Atleta sul-africano voltou ao tribunal nesta segunda-feira, dia em que a namorada morta por ele, Reeva Steenkamp, faria 30 anos.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Seis meses depois de ter matado a namorada, Oscar Pistorius voltou ao tribunal. O atleta paralímpico compareceu nesta manhã numa audiência em Pretória. Chegou de fato escuro e camisa azul marinho, semblante carregado e tentando fugir aos fotógrafos. Posto em liberdade a 22 de Fevereiro, será julgado em Março do próximo ano.

À porta e no interior do tribunal, diz a agência sul-africana SAPA, havia um forte dispositivo de segurança à espera do atleta. Doze polícias e seis guardas encontravam-se na sala de audiências onde Pistorius se apresentou, acompanhado por alguns familiares e sob o olhar atento de muitos jornalistas.

Nesta segunda-feira, Reeva Steenkamp faria 30 anos, se fosse viva. Porém, a namorada do conhecido atleta perdeu a vida a 14 de Fevereiro deste ano, morta em casa, a tiro. O autor dos disparos, Oscar Pistorius, confirmou ter atirado sobre Reeva, mas alegou sempre que se tratou de um engano. Segundo declarou à polícia e ao tribunal – que não o pôs em prisão preventiva –, Pistorius julgava que estaria a disparar sobre um intruso que lhe estaria a assaltar a casa.

O tribunal libertou-o, a 22 de Fevereiro, sob fiança (um milhão de rands, 75 mil euros). Há uma semana, a polícia confirmou que dera por concluída a investigação ao caso. Agora, na audiência realizada nesta segunda-feira, foi anunciado que o julgamento terá início a 3 de Março de 2014 e decorrerá até 20 de Março desse ano.

Pistorius recebeu nesta sessão uma cópia da acusação. Neste documento refere-se que Reeva, que se popularizou no seu país como modelo, morreu às 3h de 14 de Fevereiro. "A falecida tinha-se fechado na casa de banho adjacente ao quarto principal. O acusado estava armado com uma pistola de 9mm e disparou, através da porta, quatro tiros", relata o documento citado pelo correspondente do jornal inglês Guardian. "A causa da morte, apurada pela autópsia, foram ferimentos múltiplos de arma."

Pistorius responde pelo crime de homicídio. A acusação convoca para o julgamento 107 testemunhas e frisa que o facto de o arguido alegar que se enganou ao pensar que teria um intruso em casa "não afasta a intenção de matar um ser humano".

 

 

Sugerir correcção
Comentar