Hacker viola contas de email da família Bush e expõe quadros de George W.

Revelada correspondência em que os filhos falam do elogio fúnebre a fazer ao pai, e mostrados os auto-retratos de George W. no banho.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Um pirata informático americano conhecido por Guccifer entrou nas contas de email da família Bush e publicou dados pessoais, fotografias e quadros que diz terem sido pintados pelo ex-Presidente George W. Bush.

A notícia, e as imagens, começaram a ser publicadas na noite de quinta-feira por jornais online como o The Smoking Gun e o The Verge. Ao todo, adiantam estas publicações, o pirata conseguiu entrar em seis contas de email. Num dos textos de email, George W. Bush escreve ao irmão Jeb a pedir conselhos sobre a forma de fazer um elogio ao pai.

George Bush, também ex-Presidente, esteve hospitalizado no final do ano passado e, pelo teor da conversa, Bush filho queria estar pronto para falar sobre o pai, caso este morresse.

Jeb responde-lhe, a 26 de Novembro: "Provavelmente, ele fez mais por Bill Clinton do que este fez por si mesmo. Repara como ele foi tão prestável ao ajudá-lo a reconstruir a sua reputação". Acrescenta mais à frente: "Mas deve ser difícil dizer isto se o Presidente 42 [Clinton] estiver presente". Clinton venceu George Bush, que foi vice-presidente de Ronald Reagan mas não conseguiu reeleger-se para um segundo mandato.

Entre o material divulgado há fotografias que mostram os Bush em momentos de descontracção. Numa delas os Bush posam com o criador de moda Ralph Lauren.

Mas as imagens que estão a motivar maiores comentários são as dos quadros pintados por George W. Bush e que este terá enviado por mail a uma irmã. São auto-retratos e um deles mostra Bush filho a tomar um banho de imersão (é uma vista de cima, vêem-se as pernas). O outro mostra uma figura de costas com o rosto visível num pequeno espelho à frente da personagem retratada.

Os emails, explicam os jornais online, datam do período entre 2009 e 2012.

Guccifer, o hacker, foi ouvido pelo The Smoking Gun e disse não estar preocupado com a investigação, inevitável, que se vai seguir. "Há muito tempo que jogo este jogo com os sacanas, este é só mais um capítulo. Os federais [FBI e serviços secretos] há muito tempo que me investigam, já piratiei centenas de contas".

Sugerir correcção
Comentar