Pelo menos 50 mortos em várias explosões na Nigéria

Maiduguri, no nordeste do país, sofreu uma série de explosões em locais públicos. Suspeita-se de uma acção do Boko Haram.

Foto
Uma barriera improvisada numa rua de Maiduguri PTUNJI OMIRIN/AFP

Várias explosões ocorridas no final da manhã deste sábado mataram pelo menos 50 pessoas e feriram mais de cem em Maiduguri, uma cidade no nordeste da Nigéria. Suspeita-se de uma acção do grupo radical islâmico Boko Haram, autor de vários atentados da mesma natureza nesta região do país.

Não existem ainda números oficiais para os atentados e os relatos divergem. Sabe-se, contudo, que terão sido mais do que três explosões em locais diferentes.

Pelo menos dois mercados foram atingidos. A BBC fala mesmo em cinco explosões ao curso de três horas – uma delas teve como alvo uma paragem de autocarros.

A AFP – que fala de três explosões apenas, tal como a Aljazeera e Reuters – avança que foram até ao momento registados 58 mortos e 139 feridos.

Maiduguri, a cidade atingida, é a capital da região do Borno – onde se concentram as actividades do Boko Haram – e a maior cidade do nordeste do país.

Os extremistas do Boko Haram chegaram a ocupá-la em 2014. Desde então têm-se repetido os ataques do grupo à cidade. De acordo com a Aljazeera, o Boko Haram pretende fazer de Maiduguri a capital do seu autoproclamado califado.

Nos últimos meses, o grupo radical tem sido expulso de algumas cidades na região do Borno, sobretudo devido a ofensivas conjuntas dos exércitos do Chade e da Nigéria. O exército chadiano, considerado o melhor preparado na região, tem sido avançado como uma peça fundamental nestas ofensivas. 

Sugerir correcção
Comentar