Pelo menos 17 mortos em explosão de bomba no Paquistão

Explosão junto a paragem de autocarro, perto de mercado, na cidade de Jamrud, perto da fronteira afegã.

Foto
Explosão de hoje segue-se a ataque ao aeroporto, no fim-de-semana Khuram Parvez/Reuters

Pelo menos 17 pessoas foram mortas e sete dezenas ficaram feridas na explosão de uma bomba, nesta segunda-feira, numa paragem de um autocarro, na cidade paquistanesa de Jamrud, perto da fronteira afegã, informaram as forças de segurança.

A bomba explodiu perto de um mercado da cidade, no distrito tribal de Khyber, Nordeste, e danificou também uma dezena de veículos e dezena e meia de bancas de venda, disse à AFP Jehangir Azam, responsável das autoridades locais.

“Segundo as primeiras informações, a explosão foi causada por um veículo carregado de explosivos. Tentámos saber se simplemente explodiu ou se procurava atingir um alvo”, disse Mutahir Zeb, outro responsável.

Os distritos tribais do Nordeste do Paquistão são considerados refúgios dos combatentes talibans e de grupos ligados à Al-Qaeda. São lugar de frequentes alvos de atentados e de ataques de drones (aviões não tripulados) norte-americanos.

A explosão sucede a um fim-de-semana mortífero em Peshawar, grande cidade do Nordeste do Paquistão. No sábado, os taliban paquistaneses reivindicaram um atentado que fez cinco mortos no aeroporto, onde está instalada uma base aérea. Cinco atacantes que se refugiaram num edifício próximo foram mortos no confronto com forças de segurança, que tiveram uma baixa.

Sugerir correcção
Comentar