Estará um tesouro nazi escondido numa pauta de música? Um realizador holandês acredita que sim

Realizador holandês está a investigar possível local onde terão sido deixados ouro e diamantes no final da II Guerra Mundial.

Foto
Imagem da pauta revelada no Facebook codebrekers.nl

Um realizador holandês acredita que encontrou o local onde foi escondido um tesouro nazi no final da II Grande Guerra. Através da pauta de Marsch Impromptu, do compositor Gottfried Federlein, Leon Giesen, também músico, diz ter encontrado um código que leva à localização do tesouro em Mittenwald, cidade da Baviera perto da fronteira com a Áustria.

Giesen, 51 anos, sempre acreditou nos rumores de que nos últimos dias de guerra o secretário privado de Adolf Hitler inscreveu na pauta de Marsch Impromptu letras, figuras e runas (caracteres de antigos alfabetos germânico e escandinavo) em forma de código para indicar as coordenadas de um tesouro.

A pauta deveria ter sido entregue a alguém em Munique, mas nunca chegou ao seu destinatário. Décadas mais tarde, o documento acabou por ir parar às mãos do jornalista holandês Karl Hammer Kaatee e depois às do realizador.

Segundo o jornal alemão Der Spiegel, o realizador e músico tentou durante anos decifrar o código que o secretário de Hitler terá criado na pauta, cuja autenticidade nunca foi provada. Em Dezembro último, Giesen tornou público que tinha March Impromptu e rapidamente recebeu ofertas de ajuda para decifrar o alegado código.

Apesar de alguns especialistas considerarem que tudo pode não passar de mais um caso de excesso de imaginação sobre o que ainda haverá por encontrar dos bens do regime nazi, o realizador holandês acredita que resolveu o mistério. Segundo Giesen, a resposta está numa linha que terá sido acrescentada à música e que diz Wo Matthias die Saiten Streichelt (Onde Matthias arranca as cordas). Esta será uma referência a Mittenwald e ao filho da terra Matthias Klotz, responsável pela tradição local de construção de violinos.

O realizador acredita ainda que a pauta tem um diagrama esquemático das linhas férreas que passavam por Mittenwald na década de 1940 e que a runa Enden der Tanz (O fim da dança) no final da música indica o local onde foi enterrado o tesouro.

Giesen já terá feito três tentativas para encontrar o tesouro, indica o Spiegel. Os sinais dessas tentativas, que incluíram buracos abertos no alcatrão entretanto cobertos, e marcações com tinta azul, estão visíveis no local onde o realizador acredita estarem enterradas grandes quantidades de ouro e diamantes.

Com a autorização das autoridades locais, Giesen usou detectores de metais e maquinaria para abrir pequenos buracos no alcatrão. O holandês diz que os primeiros resultados indicam a presença de uma grande quantidade de metais não identificados mas que será necessário o recurso a equipamentos especializados para prosseguir com as buscas.

Com o orçamento estimado de 25 mil euros, a operação deverá ser suportada através de uma campanha de crowdfunding (financiamento colectivo através da Internet).

Sugerir correcção
Comentar