Parque de atracções com jardim zoológico vai nascer no lugar onde Bin Laden foi morto

Foto
O complexo de casas onde Bin Laden viveu foi demolido em 2012 Akhtar Soomro/Reuters

A cidade de Abbottabad, no Norte do Paquistão, onde o chefe da Al-Qaeda, Osama bin Laden, foi morto por tropas americanas, vai ter um grande parque de diversões para atrair turistas.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelas autoridades locais, noticia a agência Reuters, sendo que está prevista a construção de uma zona de refeições, de um clube de pára-quedismo e de um jardim zoológico.

A ideia das autoridades de Abbottabad é tornarem a cidade conhecida como um lugar de diversão. Contudo, negaram que se trate de uma operação de charme destinada a limpar a imagem de cidade onde Bin Laden viveu vários anos (o que a marcou como um lugar islamista, ou seja, de radicais) e onde foi morto por um comando americano em 2011.

A cidade alberga um dos maiores centros militares do Paquistão, situado a poucas centenas de metros do complexo onde Bin Laden viveu cinco anos, o que motivou críticas ao aparelho militar, acusado de incompetência. As autoridades foram também acusadas de conivência, por suspeita de saberem quem era o morador do complexo.

O início da construção está previsto para a Primavera e o recinto terá 200 hectares (um hectare equivale a um campo de futebol), fez saber o Governo da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa, onde se situa Abbottabad.

"O parque de atracções começará por ter 20 hectares, mas depois crescerá para 200", disse, citado pela Reuters, Syed Aqil Shah, ministro provincial do Turismo e dos Desportos. "Terá exposições históricas, um zoo, restaurantes, clubes de aventuras e pára-pente, quedas de água...", detalhou o ministro, explicando que é um projecto a longo prazo, só devendo estar completo dentro de oito anos, e que custará 22 milhões de euros.

"Isto não tem a ver com Osama bin Laden. Estamos a trabalhar para promover o turismo", disse  Shah.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar