Parlamento grego aprova medidas de austeridade para “erguer” país

Eurogrupo reúne esta segunda-feira para aprovar a primeira tranche do programa de resgate à Grécia. Ministro das Finanças diz que mais austeridade pode tornar país num "Estado falhado".

Alexis Tsipras tentou justificar novas medidas de austeridade
Fotogaleria
Alexis Tsipras tentou justificar novas medidas de austeridade Alkis Konstantinidis / Reuters
Fotogaleria
Nas ruas, milhares de pessoas fizeram frente à polícia de choque REUTERS/Alkis Konstantinidis
Fotogaleria
Os protestos contra as novas medidas de austeridade foram acompanhados de uma greve de três dias que paralisou vários sectores REUTERS/Alkis Konstantinidis
Fotogaleria
REUTERS/Alkis Konstantinidis
Fotogaleria
REUTERS/Alkis Konstantinidis

O Parlamento grego aprovou durante a madrugada desta segunda-feira um pacote de reformas do sistema fiscal e de pensões, a poucas horas de uma reunião crucial do Eurogrupo, em Bruxelas.

As novas medidas de austeridade — que implicam cortes no valor de 5400 milhões de euros receberam o apoio dos 153 deputados da maioria governamental, composta pelo partido de esquerda radical Syriza e dos nacionalistas do ANEL.

Nas ruas, milhares de pessoas continuavam a fazer frente à polícia de choque, atirando pedras e cocktails Molotov, descreve a correspondente do The Guardian. Os protestos contra as novas medidas de austeridade foram acompanhados de uma greve de três dias que paralisou vários sectores, como os transportes públicos ou a comunicação social. As autoridades estimam que se tenham manifestado cerca de 26 mil pessoas em Atenas e em Salónica, no norte.

Em Bruxelas, os ministros das Finanças da zona euro preparam-se para desbloquear a primeira tranche, superior a cinco mil milhões de euros, do terceiro programa de resgate concedido ao país no último Verão.

“Temos uma oportunidade importante à nossa frente para o país quebrar este ciclo vicioso e entrar num ciclo virtuoso”, afirmou o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, num derradeiro apelo aos parlamentares antes do voto. “Estamos determinados em erguer a Grécia a todo o custo.”

Das bancadas da oposição choveram fortes críticas contra medidas consideradas contráriase e recessivas. “As medidas vão enterrar as perspectivas de crescimento”, disse o líder do Nova Democracia, Kyriakos Misotakis, que tem aparecido em primeiro nas sondagens. Misotakis pediu também a demissão do Executivo e a marcação de eleições antecipadas, segundo a AFP.

“Senhor primeiro-ministro, prometeu esperança e tornou-a em desespero”, acusou a líder do PASOK, Fofi Gennimata, lembrando o mandato de reversão da austeridade para o qual o Syriza foi venceu as eleições em Janeiro de 2015, e foi reeleito em Setembro.

A controversa reestruturação do sistema de impostos prevê, por exemplo, a redução do patamar de rendimentos a partir do qual passa a haver isenções. O Estado prevê arrecadar 200 milhões de euros com estas medidas.

Mas as vagas de austeridade para a Grécia podem não ficar por aqui. O Fundo Monetário Internacional, bem como alguns países e instituições europeias, exigem que o país aplique mais medidas que permitam poupanças adicionais no valor de quatro mil milhões de euros, vistas como uma almofada de segurança caso sejam falhadas metas orçamentais, escreve a BBC.

O ministro das Finanças, Euclid Tasakalotos, dirigiu uma carta aos homólogos da zona euro, em que alerta para os perigos de se continuar a exigir medidas duras ao país. “Ninguém deve acreditar que uma nova crise grega, dando origem talvez a mais um Estado falhado na região, possa beneficiar alguém”, escreveu. 

Sugerir correcção
Ler 68 comentários