Paquistão expulsa correspondente do New York Times

Declan Walsh trabalhava em Islamabad desde 2004. Foi acusado de “actividades indesejáveis".

A directora do NYT diz que acusações são "vagas e sem fundamento" Darren McCollester/Getty Images/AFP

O correspondente do jornal New York Times no Paquistão deixou neste domingo aquele país por ordem das autoridades paquistanesas, que o acusam de “actividades indesejáveis” não especificadas.

Declan Walsh, que vivia em Islamabad e cobria o noticiário do Paquistão desde 2004, foi contratado o ano passado pelo New York Times depois de ter sido correspondente do jornal britânico The Guardian. Sem que nada o fizesse prever, recebeu uma carta de expulsão em sua casa na noite da passada quarta-feira.

“O seu visto foi anulado por causa das suas actividades indesejáveis. Por isso tem 72 horas para deixar o país”, referia a carta, segundo o New York Times.

“Vou partir. Difícil de acreditar que isto está a acontecer”, escreveu a partir do aeroporto o jornalista de 39 anos na sua conta Twitter ao início da manhã, depois de ter enviado o seu último texto sobre as eleições legislativas que se realizaram sábado.

Walsh foi levado ao aeroporto por um colega paquistanês e escoltado por vários veículos dos serviços de segurança paquistaneses.

O New York Times “protestou fortemente” na quinta-feria contra esta ordem de expulsão, acrescentando que vai encetar diligências para que Walsh possa voltar a ser admitido no Paquistão.

Ao longo dos últimos anos, o jornalista de origem irlandesa, escreveu largamente sobre os conflitos políticos do país, a insurreição islamista e as relações tensas entre o Paquistão e os EUA.

Jill Abramson, a directora editorial do New York Times, enviou uma carta às autoridades paquistanesas, descrevendo Walsh como um “repórter íntegro que sempre propôs reportagens equilibradas e factuais sobre o Paquistão”, qualificando as acusações contra o jornalista como sendo “vagas e sem fundamento”.
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues