Papa vai ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude

Francisco fez o anúncio na homilia da missa deste domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, em que falou da sua intenção de levar a Igreja Católica até aos mais pobres e aos que sofrem.

Jornada Mundial da Juventude deste ano realiza-se no Rio de Janeiro, em Julho
Fotogaleria
Jornada Mundial da Juventude deste ano realiza-se no Rio de Janeiro, em Julho REUTERS/Max Rossi
O Papa Francisco na missa deste domingo, na Praça de São Pedro
Fotogaleria
O Papa Francisco na missa deste domingo, na Praça de São Pedro REUTERS/Max Rossi
Fotogaleria
REUTERS/Max Rossi
Francisco dispensou a cobertura à prova de bala do papamóvel
Fotogaleria
Francisco dispensou a cobertura à prova de bala do papamóvel REUTERS/Max Rossi

Na homilia da missa de Ramos deste domingo, a primeira que fez desde que foi entronizado Papa, Francisco anunciou que estará presente nas Jornada Mundiais da Juventude, no Rio de Janeiro, em Julho. Usou uma linguagem simples, exortando os fiéis a aproximarem-se "dos mais humildes, dos pobres, dos esquecidos".

"Não podes levá-lo contigo", disse Francisco, referindo-se ao dinheiro, e citando o que dizia a sua avó. Deixou de lado o discurso escrito da homília e dirigiu-se aos fiéis na Praça de São Pedro, cerca de 250 mil pessoas segundo a agência Reuters.

“Caros amigos, eu também me ponho na estrada convosco, seguindo os passos dos benditos João Paulo II e Bento XVI. Estamos a aproximar-nos da etapa seguinte dessa grande peregrinação da Cruz de Cristo”, disse, dirigindo-se aos jovens que na Praça de São Pedro assistiam à primeira missa de Ramos celebrada pelo novo Papa.

“Olhem à nossa volta, as feridas que o mal inflige à humanidade. Guerras, violência, conflitos económicos que atingem os mais fracos, por causa da sede de dinheiro, de poder, a corrupção, as divisões, os crimes contra a vida humana e contra a criação”, acrescentou. “Todos nós podemos vencer o mal que está em nós e no mundo (…) e não devemos ter medo de sairmos de nós mesmos para ir ao encontro dos outros.”

Durante a homilia, apelou aos fiéis a estarem felizes. “Nunca sejam homens e mulheres tristes: um cristão nunca pode estar triste. Nunca se deixem levar pelo desânimo. A nossa alegria não é uma alegria que nasce em ter muitas coisas, mas do facto de termos encontrado Jesus.”

Francisco deu início à cerimónia deste domingo dando várias voltas à Praça de São Pedro com o papamóvel aberto, sem o vidro à prova de bala. Por ser Domingo de Ramos, as pessoas levam palmas e ramos de oliveira, símbolos de paz e de esperança - a festa de hoje comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, cinco dias antes de ser morto.

O Papa confirmou ainda a sua viagem ao Rio de Janeiro, da qual a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, já tinha falado, sem que o Vaticano a tivesse confirmado. “Vejo com alegria o próximo Julho, no Rio de Janeiro. Devo encontrar-vos de novo nessa grande cidade do Brasil. Preparem-se bem, sobretudo espiritualmente, nas vossas comunidades, para que essa reunião seja um sinal de fé para o mundo inteiro”, acrescentou.

 

Sugerir correcção
Comentar