Papa saúda muçulmanos e apela ao "respeito mútuo"

Francisco exorta cristãos e muçulmanos a trabalharem em conjunto.

Foto
Francisco saudou muçulmanos no final do Angelus Stefano Rellandini/Reuters

O Papa Francisco voltou a apelar, neste domingo, a cristãos e muçulmanos para trabalharem em prol do "respeito mútuo".

O Papa falou a milhares de fiéis na Praça de São Pedro, a seguir à oração do Angelus, fazendo uma menção especial aos muçulmanos.

"Quero saudar os muçulmanos de todo o mundo, nossos irmãos, que recentemente celebraram o fim do Ramadão", disse Francisco. "Espero que cristãos e muçulmanos se comprometam a promover o respeito mútuo, sobretudo através da educação das novas gerações", acrescentou.

O apelo já tinha sido feito no princípio de Agosto na mensagem habitual do Vaticano, que é divulgada pelo Conselho para o Diálogo Inter-religioso por ocasião do fim do Ramadão. Este ano, a mensagem foi assinada pelo próprio Papa e nela o Sumo Pontífice exortou cristãos e muçulmanos a respeitarem mutuamente "os seus ensinamentos, seus símbolos, seus valores" e, também, "os líderes religiosos e os lugares de culto".

Cristãos e muçulmanos, disse então o Papa, devem "respeitar a vida de cada pessoa, a sua integridade física, a sua dignidade e os direitos que dela advêm, a sua reputação, património, identidade étnica e cultural e as suas escolhas políticas".

Sugerir correcção
Comentar