Papa Francisco pede fim da indiferença à miséria, injustiça e violência no mundo

Na primeira missa do ano, o Papa lembrou os milhares de refugiados em fuga da guerra, da fome e da perseguição e aconselhou os católicos a "ultrapassar a indiferença que bloqueia a solidariedade".

Foto
O Papa Francisco beija uma imagem do Menino Jesus na missa de Ano Novo na basílica de São Pedro REUTERS/Giampiero Sposito

O Papa Francisco usou a sua tradicional mensagem de Ano Novo para pedir aos católicos que combatam a “torrente de miséria, injustiça e violência” no mundo, e recusem olhar com indiferença para aqueles que sofrem. Em particular, “as hordas de homens, mulheres e crianças em fuga da guerra, da fome e da perseguição, dispostos a arriscar a vida simplesmente para encontrar um lugar onde os seus direitos fundamentais possam ser respeitados”.

“Perguntamo-nos por quanto tempo mais a maldade humana vai continuar a semear o ódio e a violência no nosso mundo e a colher tantas vítimas inocentes”, disse o Papa, na sua primeira homilia de 2016. “Precisamos de nos deixar renascer, e ultrapassar a indiferença que bloqueia a solidariedade, ou deixar para trás a falsa neutralidade que impede a partilha”, observou.

“Sabemos que, com o Ano Novo, nem tudo vai mudar e muitos dos problemas de ontem vão continuar amanhã", afirmou o Papa, dizendo que està a formular um desejo “firmado numa verdadeira esperança”.

“O inimigo da paz não é apenas a guerra, mas também a indiferença”, sublinhou o Papa. “Por vezes interrogamo-nos como é que é possível que a injustiça humana persista, e que a arrogância dos poderosos continue a humilhar os fracos, relegando-os para as margens mais sórdidas do nosso mundo”.

Sem citar nenhum país, conflito ou continente, Francisco evocou imagens dos refugiados e migrantes – em 2015, mais de um milhão chegaram à Europa através do Mediterrâneo, sobretudo em fuga da guerra na Síria.

Foi montado  em torno do Vaticano um apertado perímetro de segurança, com medidas reforçadas que incluíram detectores de metais e revistas para a entrada na basílica de São Pedro. Este impressionante dispositivo acrescentava uma nota de ironia à celebração do Dia Mundial da Paz, que a Igreja Católica assinala no primeiro dia de cada ano.

“Perante a torrente de miséria, injustiça e violência, peço-vos para construir um mundo mais justo e fraterno, para que cada pessoa e cada criatura possa viver na paz e harmonia da criação original de Deus”, exortou o Papa.

Sugerir correcção
Ler 17 comentários