Papa critica um “sistema económico que tem como ídolo o dinheiro”

Francisco falou sobre o desemprego e lembrou a história do seu pai que teve que imigrar para os EUA.

Foto
Cartaz de recepção à visita do Papa ALBERTO PIZZOLI/AFP

O Papa Francisco criticou ontem "um sistema económico que tem no seu centro um ídolo chamado dinheiro". Foi durante um discurso em Cagliari, na Sardenha, onde ouviu os testemunhos de três pessoas cuja vida mudou devido à crise — um desempregado, um pastor e uma empresária. Todos falaram da falta de trabalho e da falta de esperança.

"Perdoem-me se estas palavras forem um pouco fortes, mas digo a verdade: a falta de trabalho faz-nos sentir sem dignidade. E esta tragédia é a consequência de um sistema económico que colocou no seu centro um ídolo chamado dinheiro".

O Papa falou da sua experiência com a realidade do desemprego e da precaridade. "Não posso propriamente dizer que experimentei esse sofrimento mas a minha família sim", disse, citado pela AFP. "O meu pai partiu da Argentina para tentar uma oportunidade na América. Sofreu a terrível crise de 1929 e perdeu tudo", disse, contando que como nasceu em 1936 não assistiu ao drama familiar, mas foi marcado por ele na infância, ao ouvir as conversas da família.

O Papa foi aplaudido por uma multidão emocionada (muitas pessoas choraram), e foi então, relata o El País, que confessou o seu receio de as suas palavras soarem a falsas. "Devo dar-vos ânimo. Mas também sei que devo fazer tudo o que puder para que esta palavra não seja só uma bela palavra que dizemos. Quero que este encontro me leve a fazer tudo o que posso como pastor e como homem".

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar