O Papa Francisco escreveu, na sua conta na rede social Twitter, que a comida deitada fora “é alimento roubado aos pobres, aos que passam fome”.
Na sua conta oficial, nesta sexta-feira, o Papa admitiu, no período em que se assinala o Sagrado Coração de Jesus, que o consumismo aumenta o desperdício, mas condenou a comida atirada ao lixo.
Consumerism has accustomed us to waste. But throwing food away is like stealing it from the poor and hungry.— Pope Francis (@Pontifex) 7 de Junho de 2013
Francisco já tinha denunciado, na passada quarta-feira, durante uma audiência pública, a “cultura do lixo, do desperdício”, indicando que essa mentalidade tornou as pessoas “insensíveis até ao desaproveitamento alimentar, que é mais censurável quando, em todas as partes do mundo, muitas pessoas sofrem de fome e má nutrição”.
O Papa relembrou que as gerações anteriores tinham muito cuidado em não desperdiçar a comida que sobrava, e sublinhou que o consumismo levou as pessoas a acostumarem-se ao que é supérfluo. “Não somos já nem capazes de dar o justo valor, que vai para lá dos parâmetros económicos”, lamentou.
O Vaticano informou nesta sexta-feira que a conta do pontificado na rede social Twitter, criada em 12 de Dezembro de 2012 pelo anterior Papa, Bento XVI, e continuada pelo actual, tem quase sete milhões de seguidores e está disponível em nove idiomas.

Comentar