Viagem à Europa

Um comboio, duas mochilas, a Europa: em vésperas de eleições europeias vamos fazer um Interrail. Vamos parar aqui e ali, de Barcelona a Bruxelas, de Atenas a Berlim, de Sófia a Londres. Os pontos estão marcados no mapa, o espaço é para surpresa.

Amesterdão -> Calais

Os vários ladrões do comboio Amesterdão-Bruxelas

A voz no sistema de som do comboio diz algo que ninguém parecia estar à espera: “Senhores passageiros, tomem atenção aos vossos bens. Há ladrões no comboio”.

Logo um frenesim de pessoas a verificar se têm tudo — porta-moedas, carteira, telemóvel, se a mala está onde a deixaram. Olhares desconfiados para os lados. Carteiras no colo, braços à volta. O comboio de Amesterdão para Bruxelas transforma-se num poço de desconfianças. Neste InterRail, é a primeira vez que ouvimos um anúncio destes.

O que aconteceu? O revisor explica que alguém ficou sem mala. Conta que é frequente neste comboio. Nesta viagem, já tinham reparado em pessoas suspeitas sem bilhete e tinham-nas posto para fora do comboio. “Pelos vistos, havia mais”, queixa-se o revisor.

A Páscoa é uma altura especial e os comboios andam cheios, tornando-se ainda mais difícil de contornar. Em Bruxelas, depois de comprada a reserva para o eurostar (“o preço está alto, não há concorrência, e há poucos lugares para quem tem passe interrail”), oferecem-nos ovos de chocolate. No guichet ao lado está um sorridente Rato Mickey a promover viagens à Eurodisney.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.