Um responsável dos serviços de informação da Síria anunciou a sua demissão num curto vídeo difundido pelos rebeldes que combatem o regime de Bashar al-Assad.
“Eu, Joumaa Farraj Jassem, chefe da secção 30 dos serviços externos do Comando-Geral da Informação, anuncio a minha demissão deste regime criminoso para me juntar à revolução”, disse o responsável, vestido à civil. A AFP, que relatou o vídeo, não pode verificar a sua autenticidade.
Desde a revolta que começou em Março de 2011 contra o Presidente Bashar al-Saad, e que foi violentamente reprimida antes de se transformar numa guerra, vários altos responsáveis, civis e militares, têm desertado, como o primeiro-ministro Riad Hijab ou o general Manaf Tlass, amigo de infância de Assad.
Enquanto isso, a aviação do regime bombardeava os arredores da capital, Damasco, para contrariar avanço dos rebeldes no terreno, segundo a agência Reuters.
Helicópteros e aviões de combate lançaram bombas em várias pequenas localidades a caminho da capital que tinham sido tomadas pelos rebeldes. Estes controlam localidades menores e zonas rurais; na sexta-feira passada, tomaram pela primeira vez uma base militar, um dos maiores helioportos militares do país, a base de Tafnataz, no Norte.

Comentar