Onze crianças e uma mulher mortas durante ofensiva da NATO no Afeganistão

Ataque aéreo atingiu casas na província de Kunar, junto à fronteira com o Paquistão.

Foto
Crianças estariam dentro de casa no momento do ataque Reuters

Doze civis morreram no sábado, durante um ataque aéreo da NATO numa aldeia do distrito de Shigal, província de Kunar, junto à fronteira com o Paquistão. Segundo a Reuters, os mortos são 11 crianças e uma mulher. Seis outras mulheres terão ficado feridas.

As autoridades e os habitantes disseram aos repórteres da BBC que as vítimas estavam dentro de casa no momento do ataque, que era dirigido aos taliban. Num comunicado oficial, a NATO confirmou o ataque aéreo, mas disse não ter registo de mortes de civis.

Citado pela agência Reuters, o ministro do Interior afegão declarou que seis insurgentes – dos quais dois eram líderes dos taliban – morreram durante a ofensiva, mas não mencionou baixas civis. No entanto, Wasefullah Wasefi, porta-voz do governador local, disse que várias casas de civis foram atingidas e ficaram parcialmente destruídas em três aldeias daquele distrito.

“Onze crianças e uma mulher foram mortas quando um raide aéreo atingiu as suas casas”, fazendo abater os telhados, disse Wasefi, citado pela Reuters. A BBC, porém, fala em dez crianças e duas mulheres. Os fotógrafos das agências internacionais no terreno mostram os corpos de várias crianças, deitados no chão, embrulhados, rodeados por moradores. Os cadáveres das mulheres não são, segundo a tradição afegã, expostos.

Um porta-voz da NATO, capitão Luca Carniel, disse ter conhecimento de feridos civis no ataque, mas não de mortos, e garantiu que o caso está a ser investigado. A mesma fonte disse que as tropas da Aliança Atlântica apenas deram “apoio” militar aéreo durante a operação, sem qualquer presença no terreno. “O apoio aéreo foi pedido pelas forças de coligação – não-afegãs – e foi usado para atingir as forças insurgentes em áreas distantes das estruturas, de acordo com o nosso relatório”, disse o capitão, citado pela BBC. Um líder tribal do distrito disse à estação de televisão britânica que o ataque começou na manhã de sábado e durou "pelo menos sete horas".

Este incidente ocorreu no mesmo dia em que morreram cinco americanos – três soldados, um jovem diplomata e um responsável do Departamento de Defesa norte-americano – devido à explosão de uma bomba num carro.

As forças internacionais estão a preparar a sua retirada do Afeganistão no final de 2014. A morte de civis em operações levadas a cabo pelas tropas ocidentais tem sido um ponto crítico na relação entre o Governo afegão, dirigido por Hamid Karzai, e os Estados Unidos e os aliados da NATO. Em Fevereiro passado, morreram pelo menos dez pessoas, sobretudo mulheres e crianças, numa operação aérea da Aliância Atlântica, naquela zona. Karzai proibiu as forças de segurança afegãs de planear raides aéreos em áreas residenciais.
 

Sugerir correcção
Comentar