Obrigado, embaixador

O ponto de vista que eu satirizava era o da maioria da população dos EUA.

Recebi este mail do embaixador do México em Portugal, Benito Andión:

"No seu artigo de hoje, 15 de julho, no diário PÚBLICO, refere-se V. Exa. ao Canadá e aos Estados Unidos como 'países superiores' que utilizam o termo América do Norte para se distinguir 'das repúblicas das bananas que constituem a América do Sul'.

Para efeitos esclarecedores, chamo à sua atenção que o México está muito longe de ser uma 'república das bananas', pois é a 14.ª economia do mundo e tem 117 milhões de habitantes num território 20 vezes maior que Portugal; além de que está geograficamente situado na América do Norte (para sua melhor referencia, aludo ao Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA, suas siglas em inglês), mas forma, ao mesmo tempo, parte da América Latina, um conceito histórico-político-cultural que vincula os países de idioma espanhol e português da América do Norte, da América Central, América do Sul e Caraíbas".

Agradecendo a sucinta factualidade da sua exposição, tenho de lhe pedir desculpa por não ter sido mais claro na minha ironia. O ponto de vista que eu satirizava era o da maioria da população dos EUA. Aproveito já para esclarecer que deve haver uma boa percentagem da população dos EUA que não sofre dessa ignorância e condescendência para com os outros países americanos, incluindo o México.

Não sabia que o México era 20 vezes maior do que Portugal. Fica bem ao embaixador do México oferecer-nos esta verdade. Contas são contas.

 

Sugerir correcção
Comentar