Obama só admite negociar com o Partido Republicano sem “ameaças”

Foto
Obama voltou a falar Jewel Samad/AFP

O Presidente dos EUA, Barack Obama, convocou uma conferência de imprensa nesta terça-feira para reforçar a pressão sobre o Partido Republicano, instando os membros da Câmara dos Representantes a aprovarem o orçamento que permitiria pôr fim à paralisação do Governo e também o aumento do limite da dívida.

Depois de uma conversa telefónica com o líder dos republicanos na Câmara dos Representantes, John Boehner, que não produziu avanços, Obama surgiu em público para reafirmar o que tem dito nos últimos dias: o Partido Republicano deve aprovar ambos os documentos sem exigir contrapartidas.

“Vamos retirar estas ameaças sobre as nossas famílias e as nossas empresas e vamos começar a trabalhar”, disse o Presidente norte-americano.

Em resposta às críticas do Partido Republicano de que a Casa Branca não está disposta a dialogar, Barack Obama mostrou-se disponível para negociar, mas apenas se as conversações não estiverem dependentes de exigências que condicionem a aprovação do orçamento e do aumento do limite da dívida.

“Tenho todo o gosto em falar com ele (John Boehner) e com outros republicanos sobre qualquer assunto, não apenas sobre assuntos que julgo serem importantes mas também sobre assuntos que eles acham importantes. Mas também lhe disse que para haver diálogo e negociações não deve haver ameaças de uma paralisação do Governo ou de caos económico sobre as cabeças do povo americano”, frisou Obama.

Horas antes, o Presidente dos EUA tinha telefonado ao líder dos republicanos no Congresso para lhe pedir que leve a votação o orçamento já aprovado pelo Senado, que levaria ao fim do shutdown, que levou à paralisação de serviços não-essenciais e à suspensão do pagamento dos ordenados a 800.000 trabalhadores.

Boehner manteve-se fiel à estratégia do seu partido, reafirmando que qualquer aprovação depende de negociações e de concessões do lado da Casa Branca, incluindo uma revisão da reforma do sistema de saúde conhecido como Obamacare.

De acordo com os media norte-americanos, Obama mostrou-se disponível para discutir “o fortalecimento do Affordable Care Act (Obamacare) e a continuação da redução do défice do país”, mas não o fará sem que antes o Partido Republicano permita que o Governo volte a funcionar sem restrições.

Os republicanos interpretaram a conversa telefónica de outra forma: “O Presidente telefonou ao speaker para reafirmar que não negociará a atribuição de fundos ao Governo nem o aumento do limite da dívida”, disse Brendan Buck, porta-voz de John Boehner.

A Casa Branca tem afirmado que a Câmara dos Representantes pode aprovar imediatamente a atribuição de mais fundos ao Governo, já que uma votação contaria com os votos favoráveis dos membros do Partido Democrata e de pelo menos 21 membros do Partido Republicano. Mas o líder dos republicanos, pressionado pela ala mais radical do partido, do movimento Tea Party, recusa-se a pôr o orçamento a votação sem negociar contrapartidas.

Segundo os cálculos da Secretaria do Tesouro, a partir do dia 17 de Outubro os EUA ficam sem verbas suficientes para pagar os seus compromissos, pelo que entrariam em incumprimento pela primeira vez na sua história.

Sugerir correcção
Comentar