Obama prepara-se para anunciar retirada de metade das tropas no Afeganistão

Fontes da Casa Branca dizem que o Presidente deverá detalhar o seu plano de não ter tropas de combate no país até 2014 no Discurso da União.

Foto
Barack Obama Win McNamee/Getty Images/AFP

O Presidente norte-americano, Barack Obama, deverá dar mais detalhes sobre como vai concretizar o seu plano de retirar as tropas de combate norte-americanas do Afeganistão no Discurso da União, esta terça-feira à noite. Obama deverá mencionar a retirada, este ano, de cerca de metade dos 66 mil soldados no país.

A decisão sobre o número de soldados a retirar já este ano, diz o New York Times, será resultado de interesses políticos e requerimentos militares.

Permitir-lhe-á dizer que 34 mil tropas, ligeiramente mais de metade das 66 mil, sairão, de acordo com um plano já estabelecido de transferência de responsabilidade da segurança do Afeganistão para forças do próprio país até ao final de 2014.

Mas também dá aos comandantes alguma flexibilidade para o ritmo das reduções, deixando-os ainda com uma “força robusta” para a próxima “época de combates”, que terminará em Setembro ou Outubro, quando o Inverno fica mais rigoroso.

A guerra no Afeganistão começou em Outubro de 2001. Segundo dados do Pentágono, morreram 2168 americanos “em acções hostis e não hostis” no país.
 

Sugerir correcção
Comentar