Obama declara situação de desastre no Texas

Tempestades e inundações colocaram algumas zonas no estado norte-americano em situação de emergência.

Foto
A tempestade passou por Austin com efeitos destruidores Drew Anthony Smith/AFP

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta sexta-feira a declaração de desastre nas áreas do Texas afectadas pelas fortes tempestades e inundações que esta semana causaram pelo menos 21 mortos e evacuações de emergência.

A declaração permite a atribuição de fundos federais para apoiar os residentes, as empresas e os governos locais a proceder às intervenções necessárias à recuperação dos estragos, que afectaram algumas das principais cidades deste estado americano, como Dallas ou Houston.

O governador do Estado do Texas, Greg Abbott, afirmou esta semana que estas são “as maiores cheias” que a região" já viu” e comparou a força das águas a um tsunami. Afirmou, ainda, que várias casas foram “completamente eliminadas do mapa”.

As tempestades que se abateram sobre o estado do Texas nos últimos dias fizeram vários rios sair dos seus leitos, incluindo o Colorado, alagando as zonas urbanas que ao longo dos anos foram sendo construídas em áreas de cheia. Na sexta-feira, nos arredores de Dallas, uma fila com milhares de fila de carros ficou bloquada durante seis horas numa via rápida suburbana pela subida das águas, relata a Reuters.

Os níveis de pluviosidade para Maio em todo o estado do Texas já estabeleceram um novo recorde e há mais tempestades previstas para o fim-de-semana. "A situação ainda vai piorar antes de melhorar", comentou o coordenador da ajude de emegência do condado de parker George Teague, citado pela Reuters.


Sugerir correcção
Comentar